Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos
Marcada para ocorrer hoje, a reunião da federação PSDB-Cidadania para discutir o poder para definir a chapa para as eleições no DF foi desmarcada. O presidente do PSDB e da federação, Bruno Araújo, conversou com a deputada Paula Belmonte (Cidadania) e com o senador Izalci Lucas (PSDB). A decisão sairá no modelo político. Manda quem pode.
Leila repudia conduta contra Celina Leão na Câmara
A senadora Leila Barros (PDT-DF), na condição de Procuradora Especial da Mulher do Senado, saiu em defesa da deputada Celina Leão (PP-DF), pelo embate na comissão Especial da PEC nº 15. “As cenas mostram um crescendo de desrespeito à deputada que precisa se levantar para confrontar parlamentares que vêm para a frente da mesa impedir a leitura do parecer do relator”, afirmou Leila. E acrescentou: “As imagens são indício de conduta com pena cominada em lei. O combate à violência política contra a mulher é objeto de uma lei específica (Lei 14.192/2021) e também é contemplado na lei relativa aos crimes contra o Estado Democrático de Direito (Lei 14.197/2021)”. A reunião foi marcada por bate-boca. “É golpe”, gritavam parlamentares da oposição quando Celina, que é presidente da comissão, pediu para que o relator da matéria, deputado Danilo Forte (União Brasil-CE), iniciasse a leitura do relatório.
Sem barreira
Uma das barreiras para o ex-senador Cristovam Buarque (Cidadania-DF) era um compromisso com a ex-senadora Heloísa Helena (Rede). Cristovam disse que nunca seria candidato contra ela. A alagoana pensou em concorrer a um mandato de deputada federal no DF. Mas acabou escolhendo o
Rio de Janeiro.
“A fome está doendo”
A pedadoga Carmélia Teixeira é a responsável pela creche da foto publicada ontem em que há uma fila de crianças esperando ajuda, na Rua 01, Quadra 10, do bairro Santa Luzia, na Estrutural. Carmélia diz que ajuda essas pessoas com contribuições de voluntários, sem nenhuma colaboração de políticos ou candidatos. “Não poderia misturar as coisas”, diz. E ela diz que precisa de ajuda para ajudar as pessoas. “A fome está doendo”, afirma.