buriti

Nome do PT que disputará vaga ao Palácio do Buriti sai nesta semana

Publicado em Eixo Capital

Coluna Eixo Capital, por Jéssica Eufrásio

A indefinição sobre o nome que representará o PT na disputa pela vaga ao Palácio do Buriti deve chegar ao fim nesta semana. O diretório nacional partidário fará uma reunião para votar a resolução que dará a palavra final sobre o método de composição e o calendário para formação das chapas nas unidades federativas. A orientação levará em conta negociações com as outras legendas que compõem a federação (PV e PCdoB), bem como a situação das siglas e a força dos pré-candidatos dos 26 estados e do DF.

Reunião após reunião
A comissão executiva regional divulgou uma resolução em que, de maneira categórica, destaca a necessidade de haver urgência na escolha do nome. Depois de receber os direcionamentos da cúpula da sigla, o diretório do partido no DF terá um encontro, marcado para o próximo sábado, no qual se posicionará quanto à “indicação de um nome que represente o PT-DF como candidato ou candidata ao Governo do Distrito Federal”. A decisão será entre Rosilene Corrêa, diretora do Sindicato dos Professores do DF, e o ex-deputado federal Geraldo Magela.

Pressões internas
Filiados ao PT-DF têm pressionado por um parecer há algum tempo, especialmente devido ao andamento das pré-candidaturas da oposição e ao prazo-limite para trocas de siglas pela janela partidária, que termina em 1º de abril. Além disso, há um sentimento de que a falta do nome petista esteja prejudicando debates francos e diretos com outros postulantes à chefia do Buriti. Por enquanto, a expectativa é de que, se não houver acordo entre quem assumirá a dianteira nessa corrida, o bater do martelo ficará a cargo do diretório nacional.

PSB relança pré-candidata trans à Câmara dos Deputados

A assistente social Paula Benett (PSB) anunciou que disputará novamente uma vaga na Câmara dos Deputados. Com a meta de ser a primeira trans eleita pelo Distrito Federal para o cargo, a pré-candidata retoma os planos quatro anos depois de deixar a concorrência por decisão do partido, devido às vagas que restaram após as coligações de 2018. À época, a ativista teve de abrir mão do percurso rumo ao Congresso Nacional para se lançar à Câmara Legislativa, conseguindo 0,09% dos votos válidos (1.259).

Sem ressentimentos
Apesar das mudanças determinadas pelo partido na ocasião — e até com chamados para mudar de sigla —, Paula optou por permanecer no PSB. No ano passado, recebeu um pedido de desculpas e um convite para concorrer novamente a federal, desta vez, para valer. A pré-candidata considera que, independentemente do resultado, o mais importante será levar os planos até o fim. “Pela importância dela e pelo que houve em 2018, minha pré-candidatura está garantida, o que já é uma grande vitória”, disse à coluna.

Associações de militares do DF repudiam falas de Luís Miranda

Um vídeo divulgado pelo deputado federal Luís Miranda (Republicanos-DF) recebeu duras críticas do Fórum das Associações Representativas dos Policiais Militares e Bombeiros Militares, nesta semana. O grupo, formado por 11 entidades, publicou uma nota de repúdio em que nega as acusações feitas pelo parlamentar sobre supostos casos de corrupção na Caixa Beneficente da PMDF (Cabe). O documento se divide entre reprimendas à atuação do deputado durante a tramitação da medida provisória que garantiu o reajuste às forças de segurança do DF, em 2020, e comentários enaltecendo o trabalho do senador Izalci Lucas (PSDB-DF) no mesmo processo. Por fim, o texto sai em defesa da presidente da Cabe, coronel Maria Costa, a quem Miranda ameaçou “ferrar e enquadrar”.

Juízes do TRT-10 lançam livro para concurseiros e graduandos

Com foco nas demandas de estudantes universitários e concurseiros, Noemia Porto e Ricardo Lourenço Filho, integrantes do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10/DF-TO) lançaram, neste mês, o livro Direito individual do trabalho. Com uma proposta de estudo simplificado, a obra aborda temas como contrato e jornada laboral, salário, remuneração, terceirização e relação de emprego. Os exemplares estão disponíveis em versão física ou digital, pelo site do Grupo Gen.

Reforço na busca por desaparecidos

A procura por pessoas desaparecidas passa a contar com uma plataforma que pode reforçar os trabalhos das autoridades. A Polícia Rodoviária Federal lançou o Sinal Desaparecidos (desaparecidos.prf.gov.br), site que permite informar o sumiço de alguém conhecido, com imediata notificação das equipes de agentes que atuam em um raio de até 500km do local da ocorrência. Também é possível comunicar a corporação sobre o caso pelo telefone 191. Os dois sistemas de atendimento funcionam 24 horas por dia. Mesmo assim, não dispensam registro de boletim na Polícia Civil.

A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR…

Quais os verdadeiros critérios para concessão da Medalha do Mérito Indigenista?

SIGA O DINHEIRO

R$ 700 MIL
Valor da emenda parlamentar do distrital Iolando Almeida (PSC) para construção da Praça da Bíblia em Brazlândia

MANDOU BEM

O Supremo Tribunal Federal manteve a decisão de proibir que o Disque 100, serviço para denúncia de violações aos direitos humanos, passasse a registrar relatos de “discriminação” sofrida por pessoas que não quiseram se vacinar contra a covid-19 ou queixas contra a exigência de comprovante de imunização. A permissão representaria um desvio de finalidade do canal, criado para receber informações sobre crimes praticados contra crianças, negros, indígenas, mulheres, refugiados, idosos, pessoas com deficiência, em situação de vulnerabilidade, população LGBTQIA+, entre outros.

MANDOU MAL

Mais uma vez, um valentão contrariado decidiu resolver discordâncias na base da violência física. O professor de artes marciais Henrique Paulo Sampaio desferiu um forte soco em Wahby Khalil, síndico do condomínio onde os dois moram, em Águas Claras. O caso ocorreu depois de o administrador do edifício reclamar com o vizinho sobre um saco de pancada instalado na academia do prédio. Até o fechamento desta edição, a polícia procurava o agressor, e a vítima continuava internada na UTI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*