52414318640_02f0288c97_c Matheus França é um ideia nova para Doriva Júnior nas finais. Foto: Gilvan de Souza/Flamengo Matheus França é um ideia nova para Doriva Júnior nas finais. Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Vitória contra o Cuiabá oferece ao Flamengo três alternativas necessárias para as duas finais de copas

Publicado em Esporte

As três boas notícias da vitória do Flamengo contra o Cuiabá na noite deste sábado, na Arena Pantanal, são Matheus França, Marinho e Everton Cebolinha. O Flamengo precisará muito de jogadores com as características deles nas decisões da Copa do Brasil e da Libertadores. Cito ao menos dois motivos: o sistema de jogo esmiuçado por Corinthians e Athletico-PR, a necessidade de reinvenção durante essas três partidas e a irregularidade de Rodinei na lateral-direita.

 

O Flamengo de Dorival Júnior é fortíssimo nos ataques pela direita, mas, para isso, depende de um Rodinei ligado ofensivamente para as tramas com Gabriel Barbosa e Everton Ribeiro, e comprometido defensivamente a fim de não sobrecarregar o zagueiro David Luiz.

 

Se Rodinei estiver mal em pelo menos um desses jogos, Dorival Júnior terá de intervir para evitar o pior. Daí as boas notícias de Marinho, Everton Cebolinha e Matheus França na vitória contra o Cuiabá. Um, dois ou até mesmo três deles podem ser acionados em caso de emergência para mudar a cara do Flamengo nas decisões. Marinho e Matheus França, por exemplo, fortalecem as ações ofensivas rubro-negras no setor em que trabalho Rodinei.

 

Everton Cebolinha também cai pela direita. Jogou assim com Jorge Jesus no Benfica. Logo, ele também é opção para ocupar aquele pedaço do campo. Porém, acredito no atacante com solução para tornar o setor ofensivo do ataque mais agressivo. Filipe Luís joga praticamente sozinho naquele setor. Depende demais das movimentações de Arrascaeta, Gabriel Barbosa e de João Gomes para o lado dele. Do contrário, Filipe Luís consegue no máximo armar o time pelo meio ou cruzar a bola para a área em busca de Pedro. Falta profundidade, linha de fundo. Cebolinha, Marinho e Matheus França oferecem essas alternativas a Dorival Júnior.

 

Os três também podem ser necessários devido a um outro drama do Flamengo. O time iniciará a decisão da Copa do Brasil contra o Corinthians com três jogadores pendurados pelo segundo cartão amarelo. Gabriel Barbosa, Everton Ribeiro e João Gomes arriscam ficar fora da partida de volta caso sejam amarelados na Neo Química Arena, em São Paulo. Há opções no banco de reservas, óbvio, mas não necessariamente à altura das possíveis perdas.

 

Quanto ao jogo, o Flamengo cumpriu sua missão. Mesmo sem os titulares, tem um time muito superior ao do Cuiabá e tinha obrigação de vencer para manter-se dentro da margem de erro, ou seja, se tudo der errado na Copa do Brasil e na Libertadores, é preciso estar posicionado na zona de acesso direto à fase de grupos do torneio continental para evitar a etapa eliminatória.

 

Siga no Twitter: @marcospaulolima

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf