52270420961_61cf385709_c O meia Raphael Veiga comemora o gol de pênalti contra o Goiás. Foto: Cesar Greco/Palmeiras O meia Raphael Veiga comemora o gol de pênalti contra o Goiás. Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Vitória contra o Goiás dá chance ao Palmeiras de encaminhar vaga em final e título em 21 dias

Publicado em Esporte

A facílima vitória do Palmeiras contra o Goiás neste domingo, no Allianz Parque, abre a possibilidade de a trupe comandada pelo técnico Abel Ferreira encaminhar o título do Campeonato Brasileiro e a terceira participação consecutiva na final da Libertadores. Motivo: todos os duelos serão contra os quatro principais concorrentes em um espaço de três semanas. Uma excelente oportunidade de pavimentar o caminho para as conquistas.

 

Nesta quarta-feira, o Palmeiras baterá de frente com o Atlético-MG, no Allianz Parque. O empate por 2 x 2 no Mineirão torna, em tese, a missão alviverde menos difícil. Basta lembrar que a equipe saiu do 0 x 2, em Belo Horizonte. Logo, a possibilidade de avançar em casa é maior, principalmente levando-se em conta exibições como aquela diante do São Paulo na decisão do Campeonato Paulista: goleada por 4 x 0.

 

Sim, o mesmo tricolor paulista eliminou os palestrinos nas oitavas de final dentro da casa verde, mas aquela partida foi uma exceção. A bem da verdade, o Palmeiras foi muito superior ao São Paulo. Se a tendência se confirmar, o Palmeiras irá às semifinais da Libertadores pela quarta vez em cinco edições com uma grande possibilidade de disputar o título pela terceira vez consecutiva. Estudantes e Athletico-PR não indicam resistência. 

 

Na sequência, o Palmeiras voltará as atenções para o clássico contra o Corinthians, na Neo Química Arena. Líder isolado da Série A, o time tem seis pontos de vantagem em relação ao arquirrival. Se vencer em Itaquera, ampliará a distância para nove pontos, ou seja, o concorrente mais próximo demandará quatro rodadas para ultrapassar o Palmeiras. É possível, claro, faltam muitas voltas até a linha de chegada, mas é pouco improvável. 

 

No fim de semana seguinte, o Palmeiras terá chance de frear um concorrente em ascensão. O Flamengo faz um campeonato de recuperação impressionante. Rondava a zona de rebaixamento, subiu temporariamente para o terceiro lugar na vitória de sábado contra o São Paulo, no Morumbi, mas concluiu a 21ª rodada na quinta posição. 

 

O Flamengo está nove pontos atrás do Palmeiras. Necessita de tropeços do líder para manter o sonho da conquista. Derrota rubro-negra no Allianz Parque representaria um distanciamento de 12 pontos. Isso se o time carioca derrotar o Athletico-PR, em casa, no fim de semana, pelo Campeonato Brasileiro. Na sequência, ambos duelarão pela partida de volta das quartas de final da Copa do Brasil. O Flamengo desembarcará em São Paulo com o peso de várias decisões consecutivas nas costas e o Palmeiras terá uma semana livre. 

 

A série de três semanas consecutivas terminará na matinê de 28 de agosto um outro perseguidor importante na classificação do Campeonato Brasileiro. O Palmeiras enfrentará o Fluminense, às 11h, no Maracanã. O terceiro colocado na Série A está sete pontos atrás. Se ambos mantiverem a distância até o fim do mês, o tricolor pode reduzir a quatro ou vê-la aumentar para 10. Nesse último caso, seria praticamente impossível protagonizar a virada.

 

Portanto, a vitória contra o Goiás parece ter sido protocolar, um mero dia de diversão no parque, mas no fundo pode ter sido uma das mais relevantes do ponto de vista do planejamento alviverde para conquistar o Brasileirão, alcançar as semifinais da Libertadores e até mesmo a finalíssima da Libertadores como Abel Ferreira sempre quis da forma que quer: economizando energia para ter força máxima quando realmente é necessário. 

 

Siga no Twitter: @marcospaulolima

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf