Cuca Dani Anunciado em 1º de agosto pelo São Paulo, Daniel Alves trabalhou 57 dias com Cuca Anunciado em 1º de agosto pelo São Paulo, Daniel Alves trabalhou 57 dias com Cuca

Choque de realidade: sabe quantas vezes Daniel Alves viu o time dele trocar de técnico na Europa com a temporada em andamento?

Publicado em Esporte

25Daniel Alves foi contratado em 1º de agosto pelo São Paulo, mas o lateral-direito só deve ter caído na real nesta quinta-feira. Queda de treinador durante a temporada era raríssimo nos 17 anos em que ele trabalhou na Europa. Aconteceu por doença ou  A cartilha do outro lado do Oceano Atlântico recomenda mudanças de rumo ao término da temporada. Por aqui, bastaram 57 dias para Dani redescobrir a vida como ela é no futebol brasileiro. Cuca está fora do tricolor paulista. O jogador mais vitorioso da história do futebol terá outro comandante no sábado contra o Flamengo, às 19h, no Maracanã, na abertura da 22ª rodada da Série A.

O craque de 36 anos viu poucas vezes na Europa o que acaba de testemunhar no São Paulo. Ele teve dois treinadores diferentes na mesma temporada no Sevilla, por exemplo. Em alta á época, o espanhol Juande Ramos pediu demissão no início de 2007/2008 por um bom motivo. Aceitou convite para assumir o Tottenham. Mañolo Jiménez herdou a prancheta. Nas demais temporadas, o lateral foi comandado pelo mesmo treinador do início ao fim.

Se foi assim no Sevilla, imagina no Barcelona. A única troca de técnico com a temporada em andamento ocorreu por motivo de doença. Tito Villanova havia sido diagnosticado com câncer. Afastado para dar início ao tratamento, deu lugar ao interino Jordi Roura e depois retomou ao posto para o restante da temporada 2012/2013. Morreu em abril de 2014.

Nas passagens por Juventus e Paris Saint-Germain, Daniel Alves teve apenas um treinador por temporada. Massimiliano Allegri no clube italiano; Unai Emery e Thomas Tuchel no time francês. No Barcelona, passou cinco temporadas sob a batuta de Pep Guardiola.

A temporada do São Paulo é assustadora. A diretoria começou o ano apostando em André Jardine. Sem convicção, desistiu do treinador depois do fracasso na Pré-Libertadores e repassou o cargo ao coordenador técnico Vágner Mancini. O tampão segurou a onda enquanto o contratado Cuca terminava a recuperação da cirurgia cardíaca para assumir o cargo. Agora, Cuca pede o boné, Vágner Mancini voltará a ser tampão contra o Flamengo e o São Paulo está de volta ao mercado à caça de um novo (ou velho) treinador.

Bem-vindo de volta ao Brasil, Daniel Alves!

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF

Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima

Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/