Ceilandia EC Classificação heroica do Ceilândia veio aos 50 minutos do segundo tempo. Foto: Twitter @ceilandiaec Classificação heroica do Ceilândia veio aos 50 minutos do segundo tempo. Foto: Twitter @ceilandiaec

Quadrangular semifinal do Candangão vira “Liguinha dos Campeões” e tira-teima entre técnicos

Publicado em Esporte

Sob ataque de denúncias de manipulação de resultados nos 36 jogos da primeira fase, que estão sob investigação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e do Tribunal de Justiça Desportiva do Distrito Federal (TJD-DF), o Candangão terá um quadrangular semifinal digno de ser apelidado de “Liguinha dos Campeões”.

Explica-se: Brasiliense, Ceilândia, Gama e Luziânia conquistaram juntos 18 das últimas 20 edições do campeonato local, O recorte é do período de 2001 a 2020, ou seja, edições disputadas no século. Nas duas décadas, os únicos intrusos no rodízio dos campeões foram CFZ (2002) e Sobradinho (2018).

O Brasiliense empilhou nove títulos, o Gama ganhou cinco, o Ceilândia dois e o Luziânia dois.

A próxima fase também será uma espécie de tira-teima entre os técnicos. Bicampeão pelo Gama em 2019 e 2020, Vilson Tadei pode empilhar o terceiro título consecutivo.

Antes dele, Victor Santana, atualmente no Gama, levou o Sobradinho ao título.

Comandante do Luziânia, Ricardo Antônio brindou o clube do Entorno com dois títulos, em 2014 e 2016. Protagonista da classificação mais emocionante da segunda fase, ao vencer o Santa Maria nos últimos minutos, por 3 x 0, paralelamente à derrota do Capital para o Brasiliense, por 1 x 0, Adelson de Almeida ostenta no currículo as conquistas de 2010 e 2012.

Portanto, dos quatro treinadores, três podem arrematar o troféu pela terceira vez.

Há um favoritaço ao título. Primo rico da turma, o Brasiliense mantém 100% de aproveitamento. Tem tudo para ser campeão invicto pela primeira vez. São nove vitórias nesta edição. O time também tem o artilheiro isolado do Candangão, Zé Love, com sete bolas na rede.

A próxima fase começará no sábado com o duelo entre Ceilândia e Luziânia, às 15h30, no Abadião. No domingo, o Gama receberá o Brasiliense, às 15h30, no Defelê, na Vila Planalto. O gramado do Bezerrão recebe um dos três hospitais de campanha do Distrito Federal. Consequentemente, o mandante não poderá jogar lá.

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf