Primeira Liga não será disputada em 2018 e os dirigentes falam em aproximação com a CBF

Publicado em Esporte

Lançada em 2016 como uma forma de oposição à CBF e uma tentativa de criar uma competição independente, a Primeira Liga não será realizada em 2018. Os organizadores da competição anunciaram oficialmente a decisão no início da tarde desta terça-feira. “A Diretoria da Copa da Primeira Liga comunica que, em comum acordo com todas as partes interessadas, a competição não será realizada em 2018. No entanto, o trabalho continua sendo desenvolvido para viabilizar um torneio forte e estruturado a partir de 2019”, diz o texto.

A intenção era que o torneio fosse disputado no meio do ano, durante o período da Copa da Rússia. Entretanto, não houve acordo. O Brasileirão será interrompido durante o período de 14 de junho a 15 de julho. Os clubes pretendiam aproveitar a brecha.

Há possibilidade de que o torneio volte a ser disputado em 2019. Segundo o comunicado, com a concordância da CBF. “Na última semana, reuniões com a Confederação Brasileira de Futebol e com a Rede Globo deixaram adiantadas as tratativas para um torneio no início da temporada 2019, com quatro a sete datas, com término até março”, explica.

Os organizadores do torneio apostam no diálogo para a ressurreição da competição em 2019. “A cúpula da Primeira Liga seguirá em contato constante com os dirigentes dos clubes, a CBF e a Rede Globo a fim de unificar os interesses e promover um torneio de alto nível, valorizando e fortalecendo o Fórum de Clubes”.

A primeira edição da Primeira Liga, em 2016, foi vencida pelo Fluminense em uma final disputada contra o Atlético-PR. A média de público foi de 12.204 por partida. No ano passado, o Londrina faturou o título nos pênaltis contra o Atlético Mineiro. A média de público caiu pela metade: 6.833.