53656326520_20cd87fe2d_c Ganso repetirá contra o Bahia a bela exibição no empate com o Bragantino? Foto: Lucas Merçon/FFC Ganso repetirá contra o Bahia a bela exibição no empate com o Bragantino? Foto: Lucas Merçon/FFC

Pré-jogo: análise, palpites e o que esperar da 2ª rodada do Brasileirão

Publicado em Esporte

Brasileirão – Rodada 2

Bahia x Fluminense

Quando: 16/4, 21h30, Arena Fonte Nova

 

Anfitrião, o time de Rogério Ceni está com a luz amarela acesa. Venceu apenas um dos últimos cinco jogos. A vítima foi o Náutico na semifinal da Copa do Nordeste. Duas derrotas recentes foram de virada contra o Vitória e o Internacional. O tricolor carioca terminou a edição passada como terceiro pior visitante. Venceu três jogos, empatou quatro e perdeu 12 longe do Maracanã. Somou apenas 13 pontos fora do Rio. O técnico Fernando Diniz escalou o time mais velho entre os 20 na estreia. Média de 31,4 anos. Repetirá a formação em três jogos em nove dias? Olho no Ganso. O meia jogou muito bem no sábado. Lima é o artilheiro do Brasileirão com dois gols. 

Palpite: Bahia

 

Grêmio x Athletico-PR

Quando: 17/4, 19h, Arena do Grêmio

 

O Furacão acumula oito vitórias em oito jogos desde que o técnico Cuca assumiu a prancheta. Conquistou o título do Campeonato Paranaense, é líder na Copa Sul-Americana, ocupa o topo no Brasileirão, mas verdade seja dita: o Grêmio é o adversário mais forte na agenda rubro-negra. O time tem 27 gols marcados e dois sofridos com Cuca. Vai continuar avassalador? Dono da casa, o Grêmio passa por momentos de instabilidade. Venceu só um dos últimos cinco jogos. São duas derrotas seguidas. Um terceiro revés pode instalar a crise no heptacampeão gaúcho. Há preocupação com o comportamento do elenco extracampo.

Palpite: Athletico-PR

 

Red Bull Bragantino x Vasco 

Quando: 17/4, 19h, Nabi Abi Chedid

 

O Vasco reencontra um passado que o clube tenta esquecer. Há quatro meses, escapou do rebaixamento com uma virada justamente contra o Bragantino, em São Januário. Depois de bater o Grêmio na estreia, o time de Ramón Díaz quer engatar a segunda vitória. Um dos atalhos para isso é explorar a fragilidade da defesa. O time do Bragantino não se encontrou desde a venda de Léo Ortiz para o Flamengo. Em contrapartida, a equipe paulista costuma intimidar os adversários no estádio Nabi Abi Chedid. Não é fácil sair de lá com os três pontos. Em 2023, foram 11 vitórias, cinco empates e três derrotas na casa própria. A formação inicial de Pedro Caixinha foi a mais jovem da rodada inaugural: 24,5 anos.

Palpite: Red Bull Bragantino

 

Atlético-MG x Criciúma 

Quando: 17/4, 20h, Arena MRV

 

O Galo é uma metamorfose ambulante sob as ordens de Gabriel Milito. O técnico argentino usou cinco formações e cinco sistemas táticos diferentes desde a posse. Acumula três vitórias e dois empates. O time não fez gol pela primeira vez no último fim de semana sob nova direção. Expulso contra o Corinthians, Battaglia cumprirá suspensão. A partida é na Arena MRV contra um adversário candidato ao rebaixamento, mas e daí? O Atlético perdeu pontos improváveis em casa na temporada passada contra o rebaixado Coritiba, por exemplo. O time catarinense tem o terceiro técnico mais estável do Brasileirão. Cláudio Tencati está no cargo há dois anos e seis meses. Subiu o time no ano passado.

Palpite: Atlético-MG

 

Palmeiras x Internacional

Quando: 17/4, Arena Barueri, 20h

 

Abel Ferreira foi meticuloso no planejamento. Preservou titulares importantes na estreia contra o Vitória para ter força máxima em dois confrontos diretos pelo título. O primeiro deles é contra o Internacional, na indesejada Arena Barueri. O técnico português não gosta de mandar partidas fora do Allianz Parque. O duelo é um banquete para quem gosta de observar sistemas de jogo. Abel e Eduardo Coudet são muito bons nisso. No ano passado, a estratégia do lusitano pulverizou o Colorado justamente na Arena Barueri. Os comandados do argentino não viram a cor da bola na 34ª rodada e perderam por 3 x 0. O Inter tomou susto na primeira rodada. Perdia para o Bahia e precisou reagir para virar o jogo e evitar a crise. O time vem de eliminação nas semifinais do Campeonato Gaúcho e de tropeço na Copa Sul-Americana: empates com Belgrano e Real Tomayapo. 

Palpite: empate

 

Fortaleza x Cruzeiro

Quando: 17/4, 20h, Arena Castelão

 

Ambos amargaram o vice na decisão dos respectivos estaduais e tentam ser resilientes neste trecho da temporada. O tricolor se impôs contra o São Paulo, no Morumbi, e largou com três pontos. A Raposa perdeu o título mineiro de virada para o Atlético, demitiu o técnico Nicolás Larcamón e vive um período de adaptação aos conceitos do substituto Fernando Seabra. Depois de vencer o Botafogo na estreia, no Mineirão, a missão é domar o Leão na Arena Castelão. Os donos da casa não foram tão eficientes no estádio na temporada passada. Venceram nove, empataram seis e perderam quatro jogando em casa. O desempenho costuma ir além dos 33 pontos. 

Palpite: empate

 

Juventude x Corinthians

Quando: 17/4, 20h, Alfredo Jaconi

 

A boa notícia da estreia do Corinthians é que o time de António Oliveira competiu na Neo Química Arena contra um dos times mais fortes do país. O duelo com o Atlético-MG era considerado duríssimo no fim de semana e o Timão sobreviveu. A curiosidade é saber como será o comportamento no papel de visitante. São quatro vitórias fora de casa no ano contra São Bernardo, Santo André, Cianorte e Botafogo-SP. A partida em Caxias do Sul é desafiadora para o Timão por pelo menos dois motivos: trata-se do atual vice-campeão gaúcho e o técnico adversário é bom. O Corinthians flertou algumas vezes com Roger Machado, porém o interesse não virou casamento. Quem gosta de bons meias não pode deixar de ver Nenê com a camisa do Juventude. O camisa 10 jogou 61 minutos na estreia contra o Criciúma. Em circunstâncias normais, o jogador de 42 anos é titular. 

Palpite: empate

 

Flamengo x São Paulo

Quando: 17/4, 21h30, Maracanã

 

Há uma coincidência entre os dois times: ambos viverem o caos depois da saída do técnico Dorival Júnior. O Flamengo desandou na temporada passada depois de conquistar a Copa do Brasil e a Libertadores no ano passado. O time rubro-negrou não ganhou nada em 2023. Contratado pelo São Paulo, Dorival brindou o time paulista com o título inédito da Copa do Brasil Valorizado, topou o convite para assumir a Seleção Brasileira. Embora tenha vencido o Palmeiras na Supercopa do Brasil, o tricolor não está convencido de que Thiago Carpini seja o técnico para a sequência da temporada. O movimento nos bastidores é pela troca. O Flamengo vem jogando mal. Deve uma boa exibição para a torcida e entrará em campo desafiado a ser convincente. Beleza não é fundamental do outro lado. Vale o emprego de Carpini. Apesar do clima ruim, o São Paulo não perde para o Flamengo há quatro confrontos.

Palpite: empate

 

Botafogo x Atlético-GO

Quando: 18/4, 21h30, Nilton Santos

 

O gramado do estádio Nilton Santos foi uma espécie de tapetinho mágico no primeiro turno do ano passado. O Botafogo venceu todos os jogos em casa até a metade do Brasileirão. O técnico Artur Jorge conhecerá o piso sintético hoje. Estreia em casa depois de dois jogos fora do Rio de Janeiro nas derrotas para a LDU na Libertadores e o Cruzeiro no Brasileirão. O técnico lusitano tem investido na repetição do sistema. Organizou o Glorioso no sistema tático 4-4-2 nas duas partidas. Luiz Henrique e Jeffinho no papel de meias; Júnior Santos e Tiquinho Soares na frente como dupla de ataque. Expulso na estreia contra o Flamengo, o técnico Jair Ventura tem história no Botafogo. Levou o time ao quinto lugar no Brasileirão de 2016 atrás de Palmeiras, Santos, Flamengo e Atlético-MG,  e classificou a equipe alvinegra para a Libertadores de 2017. A campanha teve uma série de 11 vitórias em 15 jogos. 

Palpite: Botafogo

 

Cuiabá x Vitória

Quando: indefinido

 

O duelo não tem data definida pela CBF. O Cuiabá entra em campo nesta quarta-feira contra o Vila Nova-GO pelas semifinais da Copa Verde.

 

 

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf