53552527653_9fdaae3d71_c Maurício fez um gol e deu assistência na vitória do Internacional. Ricardo Duarte/Internacional Maurício fez um gol e deu assistência na vitória do Internacional. Ricardo Duarte/Internacional

O desfecho analógico do Gre-Nal de dois guris sub-23: Maurício e Gustavo Nunes

Publicado em Esporte

Na era digital, o Gre-Nal 441 teve desfecho analógico. Os arquirrivais não podem reclamar. Ambos concordaram no arbitral com a utilização do VAR somente a partir das quartas de final. Acho uma economia boba. Não estamos falando da deficitária Federação do Distrito Federal, mas da Gaúcha! Uma das quatro mais ricas e relevantes do país. Mesmo em voo cego, o juiz Anderson Daronco aparenta ter acertado no lance crucial. Gosto do Kannemann, mas considero um zagueiro estabanado quando sai à caça na marcação, como fez ao derrubar o meia Alan Patrick na área. O camisa 10 converteu a cobrança e decretou a virada do Inter por 3 x 2 contra o Grêmio no clássico de dois guris.

 

O protagonista do Internacional tem 22 anos. Maurício é bom de bola. O meia estava no Pré-Olímpico da Venezuela, porém o técnico Ramon Menezes preferiu deixá-lo no banco em vez de explorar o talento do jogador formado nas divisões de base do Desportivo Brasil e do Cruzeiro. Mano Menezes deu moral para ele em 2023. Eduardo Coudet não abre mão.

 

O Inter sai atrás no placar por causa de uma falha de comunicação. O goleiro Anthoni está de frente para o lance no cruzamento vindo da esquerda. Bastaria ter gritado “é minha” ou “deixa”, como fazem arqueiros de pelada, para evitar o gol contra de Renê. Isso não diminuiu a falha bizarra do lateral-esquerda ao colocar a bola dentro da própria rede. Para sorte dos dois, Maurício estava em uma tarde inspirada. Foi do jogador sub-23 o belo chute no gol do empate. Marchesin não conseguiu impedir.

 

Enquanto Maurício azucrinava o Grêmio de um lado, o promissor Gustavo Nunes atormentava o Internacional do outro. As melhores oportunidades tricolores nasciam dos pés do atacante de 18 anos. A linha de zaga formada por Bustos, Vitão, Robert Renan e Renê, além dos volantes Aránguiz e Bruno Henrique não podia se descuidar dele um só segundo. Bom para Villasanti. Desatenta, a defesa colorado deixou o meia aparecer na cara do gol para recolocar o Grêmio à frente no placar, no Beira-Rio.

 

Maurício voltou a entrar em ação. Em vez de fazer gol, serviu uma bola de bandeja para Lucas Alario estufar a rede pela segunda vez com a camisa colorada.  Por sinal, a torcida anda aborrecida com o técnico Eduardo Coudet. Considera que o argentino deveria ser o parceiro de Enner Valencia no ataque desde o início do clássico.

 

Quando o Inter decidiu o jogo no último lance da partida, o Grêmio não contava mais com os dribles e um contra um de Gustavo Nunes. Ele havia saído para a entrada de Nathan Fernandes. Mesmo que o melhor jogador tricolor no clássico estivesse em campo, não haveria tempo para a reação encerrado com polêmica, empurra-empurra e sete cartões amarelos. Anderson Daronco só não distribuiu vermelhos porque não quis.

 

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf