FBL-ESP-LIGA-BARCELONA-VALENCIA Coutinho só jogou duas partidas das Eliminatórias e não marcava desde novembro. Foto: Lluis Gene/AFP Coutinho só jogou duas partidas das Eliminatórias e não marcava desde novembro. Foto: Lluis Gene/AFP

Gols de Coutinho e Firmino no fim de semana europeu são mais duas boas notícias para Tite

Publicado em Esporte

Foi um fim de semana importante para dois xodós de Tite. Não tenho dúvida de que o meia-atacante Philippe Coutinho e o centroavante Roberto Firmino estarão entre os 23 convocados da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo daqui a 399 dias, no Catar. A menos, óbvio, que ruins da cabeça ou doentes do pés.

Daí a importância do que ambos realizaram neste fim de semana. Firmino fez hat-trick na goleada do Liverpool por 5 x 0 contra o Watford pelo Campeonato Inglês. Coutinho entrou no segundo tempo no triunfo do Barcelona por 3 x 1 contra o Valencia no Espanhol.

Recados importantes para Tite em meio ao surgimento de Raphinha, Antony e Gabriel Barbosa como opções para o ataque; e das consolidações de Lucas Paquetá e de Everton Ribeiro para o meio de campo. Ausentes nas últimas listas, Firmino e Coutinho precisam produzir em seus clubes na reta final desta temporada e no início da próxima para retornarem rapidamente, quem sabe, na convocação de novembro para os duelos contra Colômbia e Argentina. Ambos são homens de confiança do técnico da Seleção. Estavam na Copa da Rússia. Experiência pesa.

O caso de Coutinho é mais preocupante. Prejudicado por lesões, o meia-atacante tem apenas dois jogos com a camisa da Seleção desde a retomada do futebol em meio à pandemia. Entrou em campo contra Bolívia e Peru nas duas rodadas iniciais das Eliminatórias e não voltou mais. Ficou fora da Copa América deste ano. É um dos construtores — como Tite gosta de chamar — da confiança do técnico verde-amarelo. Em bom estado, é jogador para ser titular na Copa.

A influ6encia de Coutinho na vitória do Barcelona sobre o Valencia foi destacada pelo técnico holandês Ronald Koeman. O brasileiro substituiu o cara do jogo Ansu Fati no segundo tempo e agradou. “Ele esteve bem, rápido e com liberdade em campo. Controlamos melhor o jogo com ele, e sabe fazer gol. Deu um passo importante. Acredito no Coutinho desde o início”, elogiou.

Coutinho desabafou. “Ninguém sabe o que sofri durante a recuperação (da lesão e cirurgia no joelho). Tem sido difícil. Com o grito que dei (após o gol) me libertei. Depois de tanto tempo, o gol é muito importante”, disse ao diário Marca.

A última partida de Firmino pela Seleção foi a final da Copa América contra a Argentina. Ficou fora das datas Fifa de setembro e de outubro por causa de contusão. Acumula cinco gols e uma assistência desde a volta aos gramados. Neste fim de semana, reviveu os bons tempos do trio formado com Salah e Mané. Foi o centroavante oportunista que Gabriel Jesus não tem sido com a camisa 9 do Brasil. O concorrente do Manchester City não balança a rede com a amarelinha há 15 jogos, desde a final da Copa América de 2019 contra o Peru. Daí a importância da recuperação de Firmino e da presença dele na lista de novembro.

“Só posso agradecer a Deus. Estou muito feliz pelos gols marcados e, principalmente, pela atuação e pelo resultado que conquistamos. Sabemos que todo jogo da Premier League é como se fosse uma final, e estamos conseguindo manter um bom desempenho. Jogar ao lado de craques como Mané e Salah torna tudo mais fácil. Mas todos os jogadores fazem parte desse processo. É com uma equipe forte que se conquista os objetivos”, afirmou.

 

Siga no Twitter: @marcospaulolima

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf