Lusail Palco da final da Copa do Mundo, o Lusail Stadium não será testado na Copa Árabe. Foto: Comitê Organizador Palco da final da Copa do Mundo, o Lusail Stadium não será testado na Copa Árabe. Foto: Comitê Organizador

A 400 dias do Mundial, Catar se vira sem a extinta Copa das Confederações e evolui no ranking da Fifa

Publicado em Esporte

A contagem regressiva de 400 dias para o começo da Copa do Catar, em 21 de novembro de 2022, no Al Bayt Stadium, em Al Khor, lembra o que já sabemos: a extinção da Copa das Confederações. Criado pela Fifa para funcionar como evento teste do país sede um ano antes do início do Mundial, o torneio foi minado pelo atual presidente Gianni Infantino. Houve apenas uma edição na gestão dele. A Alemanha conquistou a saideira em 2017, na Rússia, ao superar o Chile por 1 x 0 na finalíssima. Era o último capítulo.

A Copa das Confederações funcionou como evento teste para as últimas cinco edições da Copa. O Japão e a Coreia do Sul receberam o torneio em 2001. Na sequência, Alemanha (2005), África do Sul (2009), Brasil (2013) e Rússia (2017) sediaram a competição. O Catar não terá Copa das Confederações. O evento reunia o país anfitrião da Copa, o campeão mundial vigente e os vencedores da Eurocopa, Copa América, Copa Africana de Nações, Copa da Ásia, Copa Ouro e Copa da Oceania.

Em tese, o Catar deveria competir na Copa das Confederações deste ano com França, Itália, Argentina, Argélia, Japão (vice do Catar na Copa da Ásia), Estados Unidos e Nova Zelândia. No entanto, o torneio está morto, enterrado e desafiou o anfitrião do Mundial 2022 a se reinventar para testar as instalações e a própria seleção para a Copa do ano que vem.

 

3 seleções estão classificadas para a Copa: Catar, Alemanha e Dinamarca

 

O Catar receberá, a partir de 30 de novembro, a Copa Árabe. O torneio será disputado entre 16 países divididos em quatro grupos com quatro seleções cada. As duas melhores de cada chave avançam e daí em diante é mata-mata começando pelas quartas de final. A Copa Árabe existe desde 1963, tem o Iraque como recordista de títulos, mas pela primeira vez terá o selo de qualidade Fifa. O torneio passou a se chamar Fifa Arab Cup. Uma forma de a entidade máxima do futebol suprir a Copa das Confederações.

A expectativa é de que o ensaio para o Mundial seja um sucesso. Haverá presença de público que tenha cumprido totalmente o ciclo de vacina contra covid-19. Seis estádios de quatro cidades receberão jogos: as arenas Al Bayt, Al Janoub, Ras Abu Aboud, Al Thoumana, Education City e Ahmed bin Ali. Apenas dois estádios não serão usados — o Lusail Stadium, palco da finalíssima da Copa do Mundo, em 18 de dezembro do ano que vem, e o Khalifa Stadium, o mais antigo e testado entre todos eles.

A Copa Árabe terá Catar, Iraque, Omã e Bahrein no Grupo A; Tunísia, Emirados Árabes Unidos, Síria e Mauritânia no B; Marrocos, Arábia Saudita, Jordânia e Palestina no C; e Argélia, Egito, Líbano e Sudão no D. A presença de adversários africanos é mais um teste para o Catar.

 

EVOLUÇÃO

 

Título inédito na Copa da Ásia 2019, participações na Copa América 2019, na Copa Ouro 2021 e intercâmbio em um grupo das Eliminatórias da Europa em amistosos contra Portugal, Sérvia, Irlanda, Luxemburgo e Azerbaijão. Anfitrião da Copa do Mundo, o Catar fez desse minucioso planejamento o trunfo para evoluir — e muito — no ranking da Fifa.

A seleção comandada pelo técnico espanhol Félix Sanchez Bas ocupa a 43ª posição entre os 211 filiados. A segunda melhor colocação desde o 42º lugar em agosto chega depois de o emirado localizado no Oriente Médio alcançar recentemente as semifinais da Copa Ouro da Concacaf. Para ser ter uma ideia da evolução, o Catar era o 113º em 2010, quando o país foi eleito sede da Copa de 2022 ao superar os concorrentes Estados Unidos, Japão, Austrália e Coreia do Sul.

A participação como convidado da Copa Ouro da Concacaf, principal torneio de seleções das Américas Central e do Norte, foi apenas mais um passo do planejado processo de intercâmbio do Catar em torneios de ponta de diferentes continentes. Em 2019, os atuais campeões da Copa da Ásia disputaram a Copa América. Participariam, também, da edição deste ano, mas abriram mão da vaga em fevereiro devido à pandemia do novo coronavírus. A Austrália seria a outra participante.

Paralelamente, o país disputa amistosos contra as seleções do Grupo A das Eliminatórias da Europa. Como a chave tem cinco seleções, o Catar sempre aproveita a folga de Portugal, Sérvia, Irlanda, Luxemburgo e Azerbaijão na rodada para testar o nível do futebol da seleção no processo de revolução iniciado na Academia Aspire, a fábrica de talentos do emirado.

Entre mais uma Copa América e a Copa Ouro, o Catar preferiu investir neste ano em um intercâmbio no torneio da Concacaf e foi bem sucedido. Na fase de grupos, a seleção terminou em primeiro lugar numa chave contra Honduras, Panamá e Granada. Empatou com o Panamá por 3 x 3, goleou Granada por 4 x 0 e derrotou Honduras por 2 x 0. Dois dos três adversários participaram da Copa recentemente: Honduras em 2010 e 2014; e o Panamá, em 2018.

 

O Catar era 113º no ranking em 2010, quando foi eleito anfitrião da Copa 2022. A 400 dias de receber o Mundial, ocupa o 43º lugar, segunda melhor colocação na história da seleção depois do 42º lugar em agosto

 

O Catar avançou às quartas de final da Copa Ouro e superou outro país da América Central com histórico de participação na Copa. Derrotou El Salvador por 3 x 2. Na sequência, bateu de frente com os Estados Unidos nas semifinais e chegou ao fim da linha na participação do torneio. Detalhe: o Catar desperdiçou pênalti antes de sofrer o gol crucial. A derrota foi consumada aos 41 minutos do segundo tempo. Até então, a partida se encaminhava para os pênaltis.

Apesar da eliminação, o Catar perdeu para os campeões do torneio. Os EUA derrotaram o México por 1 x 0 na final. O artilheiro isolado do torneio foi o sudanês naturalizado catari Almoez Ali, de 24 anos, autor de quatro gols. Abdulaziz Hatem contribuiu com outros três dos 12 gols do melhor ataque da competição.

Em 2019, o Qatar fez jogo duro contra o Paraguai no empate por 2 x 2, vendeu caro derrota para a Colômbia por 1 x 0 e um bom jogo diante da Argentina na derrota por 2 x 0. A seleção não passou da primeira fase, mas cumpriu o objetivo: acumulou milhas para o Mundial.

A última fase do processo de intercâmbio do Catar são amistosos contra seleções do Grupo A das Eliminatórias da Europa para a Copa do Mundo. Como a chave tem cinco seleções, a Fifa e a Uefa permitiram que o Catar enfrentasse as seleções da chave que folgam na rodada. O grupo reúne Portugal, Irlanda, Luxemburgo, Azerbaijão e Sérvia.

O Catar passou invicto pelos três primeiros testes. Derrotou Luxemburgo por 1 x 0, o Azerbaijão por 2 x 1 e arrancou empate por 1 x 1 com a Irlanda. Em contrapartida, teve muitas dificuldades nos últimos quatro amistosos contra europeus. Perdeu duas vezes de Portugal (4 x 0 e 3 x 0), foi goleado também pela Sérvia (4 x 0) e arrancou empate por 1 x 1 com Luxemburgo. A seleção ainda enfrentará Sérvia e Azerbaijão antes da estreia no duríssimo teste da Copa Árabe.

 

Siga no Twitter: @marcospaulolima

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf