Falta de policiamento pode tirar Candangão dos campos no carnaval

Publicado em Esporte

A Polícia Militar do Distrito Federal vai priorizar a segurança do Carnaval, de 20 de fevereiro a 1° de março, e recomendou à Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) que altere a tabela da quinta e da sexta rodadas do Campeonato Candango. Do contrário, não haverá efetivo em nenhum jogo. Devem ser abertas exceções para duelos até o dia 23. Depois disso, não.

Em entrevista ao blog, o Coronel Amarante, da Secretaria de Segurança Seção de Grandes Eventos, alegou que há mais de 200 eventos de rua programados para o período do carnaval e que o baixo efetivo inviabiliza a segurança, ao mesmo tempo, na festa de momo, nas ruas e em estádios de futebol da cidade. Houve aumento do número de blocos de rua de 53 para 80 no DF. A estimativa é de 1,5 milhão de foliões no feriadão.

A PM deu três opções à FFDF: o cancelamento de jogos entre 25 e 1° de março; a realização de confrontos no DF, mas com portões fechados; ou a mudança do local das partidas para estádios do Entorno, como Luziânia (GO), Formosa (GO) ou Paracatu (MG).

O presidente da FFDF, Erivaldo Alves, disse ao blog que marcou para esta sexta-feira (17) uma reunião com os órgãos competentes para tratar do assunto. A tendência é que haja remanejamento de datas. “Primeiro pediram para eu começar o campeonato em fevereiro para dar tempo de reformar os estádios e nada foi feito, só temos três (Mané Garrincha, Bezerrão e Abadião). Agora, estão me dizendo que não vai ter policiamento em duas rodadas. Vou conversar, mas, se não houver acordo, eu faço todos os jogos com portões fechados”, disse Erivaldo Alves, que espera resolver o impasse hoje.

Na quinta rodada, prevista para os dias 25 e 26, Ceilândia, Paracatu, Sobradinho, Santa Maria, Formosa e Paranoá são mandantes. Na sexta rodada, em 1° de março, nenhum dos três times do Entorno joga em casa, ou seja, todos os duelos estão previstos para serem realizados no DF.