Hamilson Lewis Hamilton comemora vitória em Interlagos com tributo a Ayrton Senna. Foto: Nelson Almeida/AFP Lewis Hamilton comemora vitória em Interlagos com tributo a Ayrton Senna. Foto: Nelson Almeida/AFP

Em votação simbólica, Câmara dos Deputados concede título de Cidadão Honorário a Lewis Hamilton

Publicado em Esporte

A Câmara dos Deputados concedeu em sessão deliberativa na manhã desta quinta-feira o título de cidadão honorário da República Federativa do Brasil ao britânico heptacampeão mundial de Fórmula 1, Lewis Hamilton. A distinção foi aprovada em votação simbólica e será entregue em sessão solene uma data a ser agendada pela Mesa Diretoria. O deputado Thiago Mitraud (Novo-MG) manifestou-se contra a matéria e Renato Queiroz (PSD-RR) votou contra.

Na semana passada, repercutiu e causou polêmica o discurso de Mitraud contra a votação de urgência para a concessão do título de cidadão honorário a Lewis Hamilton. “Enquanto os brasileiros seguem aguardando pela aprovação de projetos relevantes, capazes de trazer eficiência à máquina pública, dinamismo à nossa economia e bem-estar à sociedade, a Câmara dedica seu tempo — que custa bastante caro ao país — para deliberar sobre projetos sem qualquer relevância”, criticou.

O mentor da ideia é o deputado federal André Figueiredo (PDT-CE). Um dos argumentos do parlamentar é a devoção de Hamilton ao tricampeão mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna.

“O vencedor do mais recente GP de Interlagos foi o piloto britânico, Sir Lewis Carl Davidson Hamilton, que utilizou um capacete especial, homenageando Ayrton Senna com as cores nacionais que o piloto brasileiro tão bem representava. Ao fim da corrida, Hamilton repetiu Senna ao carregar a bandeira brasileira em uma volta de consagração pelo autódromo e ergueu o pavilhão nacional no pódio durante a premiação”, diz a justificativa do deputado.

“Esse gesto de respeito à memória do maior piloto brasileiro repercutiu em todos e cada um de nossos cidadãos. Senna não era apenas um piloto, mas representava a imagem de um Brasil que dava certo, que ganhava, que era visto positivamente pelo mundo. Era nosso orgulho pois nos lembrava de nossas potencialidades”, sustenta André Figueiredo.

Ele acrescenta: “Infelizmente, o Brasil dos últimos anos, assolado por uma crise prolongada, em luto pela perda de centenas de milhares de vidas em virtude do surto de covid-19, tem poucos motivos para celebrar o orgulho nacional. Por isso o gesto de Hamilton foi importante. Ele nos ajuda a lembrar que as cores nacionais não têm partido nem dono. Essas cores representam a totalidade do povo brasileiro. Nossas cores e nossa bandeira nos une e nos representa para o mundo. Somos a Nação do verde e amarelo, independentemente de nossas divergências e de nossa diversidade”.

O pedido de apoio aos pares na votação simbólica conclui: Acreditamos que o esporte e a celebração das vitórias nacionais, bem como as homenagens a nossos campeões, poderão nos ajudar a resgatar nossa bandeira como símbolo de união nacional. Nesse sentido, sugerimos prestar uma homenagem ao piloto britânico, concedendo-lhe o título de cidadão honorário da República Federativa do Brasil. Esperamos que esse gesto nos ajude no processo de reconciliação nacional e de retomada de nossos símbolos nacionais como patrimônio de todos os brasileiros.”

 

Siga no Twitter: @marcospaulolima

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf