Daniel Alves Daniel Alves terá quase uma temporada inteira para convencer Tite. Foto: Lucas Figueiredo/CBF Daniel Alves terá quase uma temporada inteira para convencer Tite. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Fora da lista de Tite, Daniel Alves arrisca viver drama parecido com o de Julio Cesar antes da Copa 2014

Publicado em Esporte

Daniel Alves é um cara de sorte. Deu tempo ao não fechar com nenhum clube depois da conturbada saída do São Paulo porque está menos pressionado do que o goleiro Julio Cesar antes da Copa de 2014. Lembram?

O titular de Luiz Felipe Scolari vivia um momento difícil a poucos meses do início do Mundial no Brasil. Amargava a reserva no Queens Park Rangers. Não jogava. O técnico Harry Redknapp preferia Robert Green. Pressionado a escalar Jefferson, que vivia excelente fase no Botafogo, Felipão mandou recado a Julio Cesar para arrumar um clube no qual pudesse jogar se quisesse continuar nos planos da Seleção Brasileira.

Sob pressão da crítica, do técnico e do tempo, Julio Cesar mudou-se em fevereiro de 2014 para o Toronto FC do Canadá. A movimentação estratégica para ser titular na Major League Soccer (MLS) salvou não somente a convocação dele, mas a titularidade. Aos 34 anos, entrou para a história centenária da Seleção como primeiro jogador levado à Copa do Mundo em atividade num torneio dos Estados Unidos. À época, Julio Cesar justificou a ida para o Toronto. “Não dava para escolher muito”. Verdade. Ele acertou a ida para o Canadá um mês antes do último amistoso para a Copa. Três antes de Felipão anunciar a lista final dos convocados para a Copa de 2014.

Sortudo, Daniel Alves tem mais tempo. O Mundial do Qatar-2022 é atípico. Começará em 21 de novembro. Portanto, o lateral-direito de 38 anos, que terá 39 na Copa, terá quase uma temporada inteira para convencer Tite de que poderá fazer parte do grupo. A trajetória dele na Seleção fala por si. Ganhou o Mundial Sub-20 (2003), a Copa das Confederações (2013), é bi da Copa América (2007 e 2019) e medalha de ouro em Tóquio-2020. Só falta a Copa.

Tite gosta de Daniel Alves. É um técnico leal, grato. Sentiu demais a ausência do titular na Copa da Rússia. Lesionado, o lateral foi cortado. Se o baiano de Juazeiro estiver em boa fase, principalmente em um clube minimamente competitivo, irá ao Catar. A Seleção ainda não tem laterais confiáveis na direita nem na esquerda. Por enquanto, nem mesmo os esquecidos Marcelo e Filipe Luís podem ser descartados a essa altura das Eliminatórias.

O técnico da Seleção revelou ter conversado pessoalmente com Daniel Alves antes do anúncio da lista. Espera que ele resolva a situação profissional para voltar a chamá-lo.

“Tive um contato com o Dani Alves, por mensagem. Mas é, sim, uma torcida para que ele encontre o seu melhor caminho. O quanto que ele é importante não só para a Seleção, mas para o futebol brasileiro. Tenho respeito muito grande. Tem também a concorrência com os outros. Estamos torcendo para que a situação dele seja conduzida da melhor forma possível para ele competir com Fagner, Danilo, Emerson, Gabriel Menino e diversos atletas”, disse Tite na entrevista coletiva.

Tenho a impressão de que Daniel Alves fez um recuo estratégico. Fominha por títulos, ele cobiça contrato com um clube capaz de aumentar a coleção de glórias estampada no currículo dele. Esteve perto do Fluminense, mas, para mim, prioriza Atlético-MG, Flamengo ou Palmeiras. Há possibilidade no alviverde porque Marcos Rocha não tem sido regular. Mais ainda no Flamengo. Uma possível saída de Isla, descontente com a torcida, tornaria Daniel Alves um dos primeiro da fila. O Galo conta com os ótimos Mariano e Guga. Pode, ainda, aproveitar a janela de transferências de inverno para se encaixar em algum clube europeu.

Nas redes sociais, Daniel Alves explicou a decisão de não fechar com ninguém. “Venho aqui comunicar que optei por não assinar com nenhum clube para o resto do ano. Vim ao Brasil por um sonho de criança, e o sonho foi realizado. Ser campeão com o clube do coração não tem preço. Não é sobre dinheiro, é sobre valores, é sobre hombridade, é sobre caráter, É SOBRE LEGADO”, escreveu.

Ao contrário de Julio Cesar, Daniel Alves deu sorte. Pode se dar ao luxo de tirar três meses de férias e voltar a pensar no projeto de ir à Copa a partir de janeiro, quando faltarão 10 meses para o início do Mundial. Tempo suficiente para quem é atleta e se cuida horrores.

 

Convocados

Jogos contra Venezuela (fora), Colômbia (fora) e Uruguai (casa)

 

Goleiros
Alisson (Internacional)
Ederson (Manchester City)
Weverton (Palmeiras)

Laterais
Danilo (Juventus)
Emerson (Tottenham)
Alex Sandro (Juventus)
Guilherme Arana (Atlético-MG)

Zagueiros
Eder Militão (Real Madrid)
Lucas Veríssimo (Benfica)
Marquinhos (PSG)
Thiago Silva (Chelsea)

Volantes
Casemiro (Real Madrid)
Edenílson (Internacional)
Fabinho (Liverpool)
Fred (Manchester United)
Gerson (Olympique de Marselha)

Meias
Everto Ribeiro (Flamengo)
Lucas Paquetá (Lyon)

Atacantes
Antony (Ajax)
Gabriel Barbosa (Flamengo)
Gabriel Jesus (Manchester City)
Matheus Cunha (Atlético de Madrid)
Neymar (PSG)
Raphinha (Leeds United)
Vinicius Junior (Real Madrid)

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf