1632604964657452 Renato Augusto e Weverton: dois dos cinco medalhistas de ouro no dérbi Renato Augusto e Weverton: dois dos cinco medalhistas de ouro no dérbi

Corinthians x Palmeiras: o espírito olímpico no clássico paulista da 22ª rodada do Brasileirão

Publicado em Esporte

O clássico deste sábado entre Corinthians e Palmeiras, às 19h, na Neo Química Arena, tem personagens relevantes nas conquistas das duas medalhas de ouro do Brasil no torneio masculino de futebol dos Jogos Olímpicos na edições do Rio-2016 e de Tóquio-2020.

Anfitirão da noite, o Timão conta com o titular Renato Augusto e o reserva Luan. Ambos eram titulares de Rogério Micale na primeira medalha dourada do país. O atacante formava um quarteto fantástico no sistema 4-4-2. Atuava ao lado de Neymar, Gabriel Barbosa e de Gabriel Jesus. Por sinal, Luan foi quem deu jeito no time a partir da arrancada contra a Dinamarca, em Salvador, na fase de grupos. Encaixou no time e fez três gols.

Renato Augusto era o cérebro do time de Micale no meio de campo. Além de carregar o piano ao lado do volante Walace, coordenava o Brasil taticamente e marcava o ritmo da Seleção. Jogou tão bem que virou um dos intocáveis de Tite depois dos Jogos do Rio nos setores de marcação e criação da esquadra principal ao lade Casemiro e de Paulinho.

O Palmeiras também tem seus medalhistas de ouro. O goleiro Weverton é um dos heróis da decisão por pênaltis contra a Alemanha, no Maracanã. Além da exibição segura no tempo normal e na prorrogação, defendeu a penúltima cobrança da Alemanha e deixou a medalha mais próxima do pescoço do Brasil. Naquele dia, o então jogador do Athletico-PR se credenciou para assumir as traves do Palmeiras. Hoje, é um dos três goleiros preferidos do prepador Taffarel e do comandante Tite na esquadra principal.

Os outros dois campeões olímpicos no elenco do Palmeiras foram coadjuvantes nas conquistas do Brasil, mas são importantíssimos para o time. O zagueiro Luan Garcia era reserva de Rodrigo Caio e de Marquinhos nos Jogos do Rio-2016. Gabriel Menino também foi estepe na lateral-direita e no meio de campo durante a campanha do bicampeonato.

Dos cinco campeões olímpicos envolvidos no dérbi, três têm, hoje, capacidade técnica para desequilibrar o jogo. A leitura de jogo do meia Renato Augusto, os passes e os chutes de fora da área são armas poderosas a serviço do Timão. Do outro lado, o goleiro Weverton é praticamente uma muralha na resistência aos ataques do rival. Gabriel Menino entrega versatilidade ao time. Pode jogar na lateral, no meio ou onde Abel Ferreira quiser utilizá-lo.

Luan poderia ser mais um protagonista, mas deixou o futebol dele lá atrás nos Jogos Olímpicos do Rio-2016 e na Libertadores 2017, quando levou o Grêmio ao tricampeonato e foi eleito Rei da América na tradicional eleição realizada pelo jornal uruguaio El País.

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf