Sorteio A próxima fase do torneio terá quatro clássicos estaduais. Foto: Thais Magalhães/CBF A próxima fase do torneio terá quatro clássicos estaduais. Foto: Thais Magalhães/CBF

Copa do Brasil 2022: análise, curiosidades e palpites sobre o sorteio dos confrontos das oitavas de final

Publicado em Esporte

A camisa nunca pesou tanto como nas oitavas de final da Copa do Brasil. Dos 16 participantes do sorteio que apontou quatro clássicos estaduais e um nacional na próxima fase na tarde desta terça-feira, na sede da CBF, no Rio, 15 estiveram no mínimo uma vez nas semifinais do mata-mata nacional. A exceção é o Bahia. Bicampeão do Brasileirão, o tricolor jamais passou das quartas no segundo torneio mais importante do país. Entre os candidatos restantes ao título, 12 foram campeões ou vice. Apenas América-MG, Atlético-GO, Bahia e Fortaleza jamais decidiram a competição.

Embora o atual formado tenha matado a zebra, tornando cada vez mais difícil conquistas surpreendentes como as do Criciúma (1991), Juventude (1999), Santo André (2004) e Paulista (2005), a Copa do Brasil continua aberta ao novo. O Athletico-PR foi campeão inédito em 2019.

Metade dos clubes sonha com a conquista inédita. América-MG, Atlético-GO, Bahia, Botafogo, Goiás, Ceará, Fortaleza e São Paulo jamais deram a volta olímpica no torneio nacional. Elitizada, a caça ao título só tem dois times de fora da Série A: Cruzeiro e Bahia. Impressiona a ausência dos chamados times copeiros do Rio Grande do Sul. Grêmio e Inter caíram precocemente.

Há uma quantidade considerável de técnicos conhecedores dos atalhos para a glória na Copa do Brasil. O recordista Luiz Felipe Scolari, por exemplo, está no páreo à frente do Athletico-PR. Comandante do América-MG, Vágner Mancini levou o Paulista ao título em 2005. Dorival Júnior brindou o Santos com o título em 2010. Abel Ferreira ganhou a taça pelo Palmeiras em 2020. Jair Ventura, atualmente no Goiás, levou o Corinthians ao vice em 2018. A seguir, o blog analisa cada um dos oito confrontos definidos nesta terça-feira. Os times à direita disputam a segunda partida em casa.

 

Corinthians x Santos

Voltam a duelar nas oitavas de final da Copa do Brasil pela primeira vez em sete anos. Deu Peixe nesta mesma fase na edição de 2015 do mata-mata nacional. Corinthians sonha com o tetracampeonato e o arquirrival cobiça o bi. 

Palpite: Corinthians

Motivo: Tem mais elenco e repertório para suportar mais de uma competição. 

 


 

São Paulo x Palmeiras

Não cruzam os bigodes na Copa do Brasil desde as quartas de final de 2000. O São Paulo avançou naquela competição e deixou o time alviverde pelo caminho. O tricolor jamais conquistou o torneio nacional. O Alviverde persegue o penta. 

Palpite: Palmeiras

Motivo: O retrospecto recente em mata-mata é muito seguro. Inclusive contra o arquirrival. 

 


 

Bahia x Athletico-PR

Os dois clubes não se encontravam nesta competição nacional desde 1992. O confronto daquela época foi justamente nas oitavas de final e o Furacão passou de fase. O Furacão levou a taça em 2019. O tricolor jamais passou das quartas de final. 

Palpite: Athletico-PR

Motivo: Além de ser habituado ao mata-mata, conta com o Rei da Copa do Brasil: Felipão. 

 


 

Atlético-GO x Goiás

Acostumados a se enfrentar no Estadual e no Brasileirão, ambos vão medir forças pela primeira vez na Copa do Brasil. O time esmeraldino tem mais tradição. Decidiu o título em 1990 contra o Flamengo. O Dragão alcançou no máximo as semifinais. 

Palpite: Atlético-GO

Motivo: Os jogos duríssimos na fase de grupos da Sul-Americana dão expertise ao Dragão. 

 


 

Fortaleza x Ceará

Vão se enfrentar pela segunda temporada consecutiva. Na edição de 2021, o Tricolor do Pici foi melhor na terceira fase e avançou por 4 x 1 no placar agregado. As duas camisas pesam no torneio. O Fortaleza esteve nas semifinais no ano passado. O Vozão ostenta um vice-campeonato na edição de 1994. Perdeu o título para o Grêmio. 

Palpite: Fortaleza

Motivo: O tempo de trabalho de Juan Pablo Vojvoda é um diferencial, mas Doriva Júnior tem título da Copa do Brasil no currículo. 

 


 

Fluminense x Cruzeiro

Repeteco das oitavas de 2019, quando o Cruzeiro avançou na decisão por pênaltis com milagres do ídolo Fábio, que agora veste a camisa tricolor. Ambos também se encontraram nas quartas de final de 2006, com sucesso tricolor. O time de Fernando Diniz planeja o segundo título. Recordista, a Raposa vislumbra o heptacampeonato. 

Palpite: Fluminense

Motivo: Embora lidere a Série B, o Cruzeiro ainda não tem força para peitar adversário da elite. 

 


 

América-MG x Botafogo

Mais um confronto inédito na história da Copa do Brasil. O Coelho tirou da cartola presença nas semifinais em 2020. Só caiu diante do Palmeiras. Assim como o São Paulo, o Glorioso é um dos gigantes do futebol brasileiro que jamais conquistaram esse título nacional. O clube de General Severiano amargou o vice em 1999, no Maracanã, contra o Juventude.  

Palpite: Botafogo

Motivo: Os colaboradores de John Textor sabem que esse é o único título possível em 2022. 

 


 

Atlético-MG x Flamengo

O Atlético-MG eliminou o time rubro-negro na épica semifinal de 2014, por 4 x 3 no agregado, e partiu rumo à conquista do título inédito. Também se encontraram nas quartas de final de 2006 com goleada do time carioca por 4 x 1. O time da Gávea não decide o título desde 2013 na conquista do tricampeonato. O Atlético-MG é simplesmente o atual campeão de tudo no país: Brasileirão, Copa do Brasil, Mineiro e Supercopa contra o Flamengo.  

Palpite: Atlético-MG

Motivo: O trabalho de Antonio “Turco” Mohamed dá mais garantias a essa altura do ano. 

 


 

*Os times à direita disputam a segunda partida em casa

Siga no Twitter: @marcospaulolima

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf