Conversa de botequim: 10 pitacos em 280 caracteres sobre o futebol no fim de semana

Publicado em Esporte
O jovem Gustavo Mantuan garantiu o Corinthians na liderança isolada. Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

 

Sobre meninos e lobos

Um dos méritos do líder Corinthians é a dedicação incondicional de meninos como Lucas Piton, Du Queiroz e Gustavo Mantuan às ideias do técnico Vítor Pereira. A questão é: até quando esses garotos serão suficientes para manter a ponta? Quando os lobos assumirão o protagonismo?

 

Excesso de respeito

Está na hora de Palmeiras e Atlético perderem o medo um do outro e protagonizaram duelos mais agradáveis do que os últimos pela Libertadores e o Brasileirão. As duas torcidas merecem. Desfalques à parte, o país inteiro esperava diversão e arte depois de uma semana rara de treino.

 

Nada exemplar

O líder de cartões amarelos do Palmeiras na Era Abel Ferreira é… Abel Ferreira! O técnico acumula 25 contra 22 de Zé Rafael. Admiro o trabalho dele, mas, sinceramente, o português deveria ser o primeiro a dar exemplo à beira do gramado. Tem mais advertências do que Felipe Melo!

 

Puro-sangue

Em tempos de técnicos importados de Portugal e da Argentina, tiro o chapéu para a presença de um profissional paraguaio no G-4. Gustavo Morínigo mantém o Coritiba no topo. Repito o que já disse: não é surpresa. Esse cara levou o Nacional do Paraguai ao vice na Libertadores 2014.

 

Processo seletivo

A sensação da torcida do Flamengo é de que Marcos Braz e Bruno Spindel escolheram o pior técnico português para assumir o time. Paulo Sousa é o único fora do G-10 do Brasileirão. Vítor Pereira lidera. Luis Castro ocupa o 10º lugar. António Oliveira ainda nem estreou no Cuiabá. 

 

Vista grossa

A CBF tem uma Comissão Nacional de Inspeção de Estádio. Avalia os gramados. Em 2020, Brasil x Venezuela saiu do Mané Garrincha (nota 6,1 à época) para o Morumbi (9,5). Juventude e Fluminense jogaram no campo alagado do Alfredo Jaconi no Brasileirão. A CNIE fiscalizou a drenagem?

 

Sob pressão

A Red Bull mantém um padrão de excelência na Alemanha com Leipzig, Áustria com Salzburgo e Estados Unidos com New York. Tudo ia bem com o vice-campeão da Sul-Americana, Bragantino, até a queda precoce na fase de grupos da Libertadores. O time se aproxima perigosamente do Z-4.  

 

Toque do Midas

Vinte anos depois da conquista do penta, Ronaldo “Fenômeno” vive tempos de Midas. O que ele toca vira ouro. Acabou de resgatar o Valladolid da segunda para a primeira divisão do Espanhol e ensaia fazer o mesmo com o Cruzeiro. Líder da Série B, o time celeste caminha rumo à elite.

 

Segundas intenções

O G-8 da Série C do Campeonato Brasileiro está aberta a resgatar times tradicionais: Paysandu, ABC, Botafogo-PB, Remo e Figueirense avançariam à segunda fase se terminasse hoje. Mas também há espaço para projetos sustentáveis como o dos organizados Mirassol, Manaus e São José-RS.

 

Futurologia

Dono da segunda melhor campanha da Série D, o Brasiliense enfrentaria, hoje, a Inter de Limeira no mata-mata. Sabe quem é o técnico do time paulista? O ex-centroavante Roger Silva, com passagem por São Paulo, Botafogo e Corinthians. O Ceilândia teria pela frente o Pouso Alegre-MG.

 

 

Siga no Twitter: @marcospaulolima

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf