Thiago Maia Thiago Maia: versatilidade, força física, marcação e qualidade no passe. Foto: Alexandre Vidal/Flamengo Thiago Maia: versatilidade, força física, marcação e qualidade no passe. Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Como o “bielsismo” ajuda Thiago Maia a ganhar espaço no Flamengo de Domènec Torrent

Publicado em Esporte

Destaque do Flamengo na vitória por 1 x 0 sobre o Santos, no último domingo, Thiago Maia parece ter decifrado os conceitos do técnico Domènec Torrent rapidamente. A interpretação acelerada do que pretende o novo comandante rubro-negro pode estar vinculada ao nível de exigência com o qual o jogador se deparou ao desembarcar na Europa aos 20 anos, em 2017.

Thiago Maia teve Marcelo “El Loco” Bielsa como primeiro treinador no futebol francês. O argentino comandava o Lille na época em que o brasileiro foi anunciado pelo clube, em 25 de julho de 2017. Recomendou a contratação e o Lille pagou 14 milhões de euros ao Santos. Poucos treinadores no mundo exigem tanta versatilidade dos comandados e transformam tanto seus times taticamente quanto o argentino. Bielsa inspira profissionais como Jorge Sampaoli (Atlético-MG) e Pep Guardiola (Manchester City) – com quem Domènec Torrent trabalhou por 11 temporadas.

O volante brasileiro precisou de três jogos oficiais para convencer Marcelo Bielsa de que merecia espaço no time principal, independentemente do sistema tático adotado. Na primeira exibição como titular, Thiago Maia formou par de volantes com o capitão Ibrahim Amadou no esquema 4-2-3-1. Nas exibições seguintes, mostrou facilidade para atuar na direita e na esquerda na proteção à zaga.

Bielsa notou rapidamente que ele e o Lille acertaram na escolha. O time havia contratado um coringa. O técnico apostou em Thiago Maia no papel de lateral-esquerdo num duelo com o Bordeaux. O escolhido foi expulso, mas não perdeu a confiança do chefe. Atuou também nas funções de único volante no 4-1-4-1 e nas posições de meia direita, esquerda ou centralizado no 4-3-3.

“Jamais escalo um jogador numa posição antes de entrar em acordo com o jogador, e só o faço se há as aptidões exigidas para aquela posição. Quando contratamos Thiago Maia, levamos em consideração o seu custo. Sabíamos que ele poderia jogar na lateral esquerda. Nenhum jogador hoje atua em apenas uma posição. Thiago Maia é muito rápido com um senso defensivo muito afiado. Ele tem as condições necessárias para responder bem aos embates físicos”, elogiou Marcelo Bielsa em resposta aos críticos da escalação do brasileiro na lateral-esquerda.

O choque de realidade fez bem ao menino recém-vendido pelo Santos. Marcelo Bielsa durou apenas 14 jogos no cargo, mas deixou legado na carreira de Thiago Maia. O volante aprendeu a ser multifuncional. Foi experimentado em mais de uma posição no repertório de sistemas táticos bielsistas. Jogou no 4-2-3-1, 4-3-3 e no 3-3-3-1.

Thiago Maia parecia feliz trabalhando com Bielsa. Lamentou a saída do argentino à época. “Estou feliz por ter aprendido com ele. Todo mundo diz que é um dos melhores técnicos do mundo, até o Guardiola acha. Infelizmente, o treinador que me queria (Bielsa) foi demitido. Chegou outro, optou por outros jogadores”, comentou Thiago Maia no retorno ao Brasil.

Do Lille para o Flamengo. Diego deu lugar a Thiago Maia no empate por 1 x 1 com o Botafogo. Na sequência, Thiago Maia aparece como titular do início ao fim na vitória sobre o Santos depois de uma semana inteira de trabalho. Em alguns momentos do jogo, ele parecia onipresente. Teve liberdade para isso. Gerson atuou como primeiro volante na maior parte do confronto, na Vila Belmiro.

Portanto, um jogador que foi escolhido a dedo por Marcelo Bielsa nos tempos de Lille e começa a ganhar espaço no Flamengo deve ser observado no mínimo com curiosidade pela torcida. É quem parece ter assimilado o que deseja o novo treinador e pode virar a referência do novo trabalho enquanto os parceiros tentam se enquadrar no estilo do novo professor.

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf