Mane Havia possibilidade, inclusive, de o jogo da Seleção ter público reduzido no Mané Havia possibilidade, inclusive, de o jogo da Seleção ter público reduzido no Mané

CBF reprova gramado do Mané Garrincha, desiste de Brasília e leva jogo da Seleção para o Morumbi

Publicado em Esporte

O blog publicou no último dia 23 de setembro que faltavam apenas questões burocráticas para que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) oficializasse Brasília como sede da terceira partida da Seleção Brasileira nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo do Qatar-2022, em 13 de novembro. A entidade havia enviado ofício à Arena BSB — concessionária que administra o Mané Garrincha — solicitando os pré-requisitos para a partida contra a Venezuela. O estádio mais caro do Mundial de 2014 foi reprovado no quesito gramado e perdeu o direito de receber a partida para o Morumbi, em São Paulo. A última partida do Brasil lá foi contra a Bolívia na abertura da Copa América 2019: 3 x 0.

A CBF informou nesta quinta-feira que a Comissão Nacional de Inspeção de Estádios (CNIE), órgão da Diretoria de Competições da CBF, deu nota 6,1 para o gramado do Mané Garrincha em uma vistoria realizada pela equipe técnica da entidade. O grupo alegou que não haveria mudança significativa no piso do Mané Garrincha até a realização da partida do Brasil. O blog publicou que estava prevista manutenção no lador norte do gramado, em direção ao autódromo, devido à falta de iluminação natural para o piso neste período do ano.

 

6,1 foi a nota dada pela Comissão Nacional de Inspeção de Estádios ao gramado do Mané Garrincha. Campo do Morumbi é avaliado com 9,5

 

Na opinião da Comissão Nacional de Inspeção de Estádios, o gramado do Morumbi, sim, está apto para ser o palco de Brasil x Venezuela, em 13 de novembro. O piso da casa do São Paulo atingiu nota 9,5 na escala de avaliação da entidade máxima do futebol. “A alteração da sede da partida, anteriormente marcada para o Estádio Mané Garrincha, em Brasília, obedeceu aos critérios de qualidade de gramado, prioridade da CBF na escolha dos estádios onde joga a Seleção Brasileira”, alega o comunicado oficial.

Curiosamente, o gramado do Mané Garrincha foi aprovado, em fevereiro, para receber a Supercopa do Brasil entre Flamengo e Athletico-PR. Oito meses depois, o gramado está reprovado pela entidade para receber a partida da Seleção, que jogou no estádio, em junho do ano passado, contra o Qatar, no penúltimo amistoso antes da Copa América. Duas fontes ouvidas pelo blog mostraram surpresa com a nota atribuída ao gramado do Mané.

A entidade também atribuiu a mudança a uma questão de logística. Justifica que a malha aérea encontra-se reduzida devido à pandemia e São Paulo recebe um maior número de voos nacionais e internacionais . A maioria dos convocados por Tite vem da Europa. Depois da partida em São Paulo, o Brasil embarcará rumo a Montevidéu para enfrentar o Uruguai.

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf