Seleção Brasileira Último jogo da Seleção no Mané Garrincha foi contra o Catar, em 2019. Foto: Lucas Figueiredo/CBF Último jogo da Seleção no Mané Garrincha foi contra o Catar, em 2019. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Seleção jogará no Mané Garrincha em novembro pelas Eliminatórias da Copa com possibilidade de público reduzido

Publicado em Esporte

Faltam apenas questões burocráticas para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) oficializar Brasília como sede da terceira partida da Seleção Brasileira nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo do Qatar-2022. O blog apurou que a entidade máxima do futebol encaminhou ofício na última segunda-feira à Arena BSB — concessionária que administra o Mané Garrincha —, solicitando os pré-requisitos para a partida contra a Venezuela, em 13 de novembro, pela terceira rodada. Originalmente, o duelo estava marcado para 7 de setembro na capital. Porém, a pandemia do novo coronavírus alterou o calendário do futebol mundial.

O governador do DF, Ibaneis Rocha, deu todas as garantias necessárias para a realização da partida em Brasília. A tendência é que seja a primeira exibição da Seleção com torcida em meio à pandemia. O plano traçado com o GDF projeta a abertura da arena com 30% da capacidade de público, ou seja, para no máximo 20 mil pagantes respeitando todos os protocolos de segurança. Está prevista, inclusive, a manutenção de um pedaço do gramado localizado na área norte do campo de jogo do Mané Garrincha, onde há menos incidência dos raios solares. De Brasília, o time de Tite embarcará para Montevidéu, palco do clássico contra o Uruguai.

Nos bastidores, havia o temor de que Brasília perdesse o jogo devido à logística e aos protocolos de segurança sanitária impostas pela pandemia. A estreia da Seleção, por exemplo, seria na Arena Pernambuco, no Recife, mas a CBF desistiu e levou o mando de campo para São Paulo. A intenção é evitar muitos deslocamentos para os jogadores que desembarcarão da Europa para se apresentar ao técnico Tite.

A preferência, por enquanto, é por arenas localizadas em regiões centrais do país, ou seja, que demandem poucos deslocamentos. O hotel preferido da CBF em Brasília, por exemplo, fica a menos de 1km do Mané Garrincha – caminhada de 7 minutos a pé. O deslocamento do aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek – o terceiro mais movimentado do Brasil – ao hotel predileto da CBF é de 19km, cerca de 26 minutos com tráfego normal e batedores.

Sem jogar desde 19 de novembro do ano passado, a Seleção voltará a campo, em 9 de outubro, contra a Bolívia, na Neo Química Arena, em São Paulo, contra a Bolívia, no início da caminhada verde-amarela rumo à Copa do Mundo. Na sequência, embarcará rumo a Lima para o duelo com o Peru válido pela segunda rodada do torneio, que classificará quatro países para o Mundial e levará o quinto colocado à repescagem intercontinental.

A Seleção mandará jogo das Eliminatórias em Brasília pela segunda vez. A única havia sido em 4 de setembro de 2005, no velho Mané Garrincha. O Brasil goleou o Chile, por 5 x 0, e carimbou o passaporte para a Copa da Alemanha, em 2006. Adriano “Imperador” marcou três gols naquela partida. Robinho e o zagueiro Juan completaram a exibição de gala sob a batuta de Parreira.

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf