FBL-WC-2022-MATCH46-KOR-POR Uma das especialidades de Lee é a cobrança de falta. Foto: Glyn KIRK/AFP

Bola de Ouro no Mundial Sub-20 2019: conheça Lee Kang-in, meia da Coreia do Sul que superou Haaland

Publicado em Esporte

Vice-campeã do Mundial Sub-20 em 2019, a Coreia do Sul trouxe ao Catar um dos destaques da campanha na Polônia. Há três anos, o tigre asiático avançou em segundo lugar em um grupo contra Argentina, Portugal e África do Sul. No mata-mata, mais resultados expressivos. Nas oitavas de final, a Coreia do Sul desbancou o arquirrival asiático Japão. Nas quartas, superou Senegal. Na semi, eliminou o Equador. Na decisão do título, perdeu para a Ucrânia, por 1 x 0.

Um dos destaques daquela campanha veste a camisa 18 da Coreia do Sul. Lee Kang-in é o único vice-campeão mundial aproveitado pelo técnico Paulo Bento nesta Copa do Mundo. É o jogador diferente da turma de meninos revelados nas divisões de base da Coreia do Sul. No Mundial da Polônia, conquistou a Bola de Ouro como melhor jogador em um torneio que teve Erling Haaland como artilheiro disparado da competição com nove gols.

Lee Kang-in chegou está no futebol espanhol desde os 10 anos. O Valencia foi a porta de entrada na Europa. Hoje, o jogador de 21 anos é uma das referências do Mallorca, 11º colocado no Campeonato Espanhol. É dele que o zagueiro Thiago Silva falou na entrevista coletiva do último domingo antes do duelo eliminatória pelas oitavas de final da Copa do Mundo.

“O Lee é muito bom jogador. Sabemos da qualidade que ele tem, da qualidade técnica incrível dele, como de todo o time. Tivemos recentemente esse confronto, sabemos que será difícil”, disse o capitão referindo-se à goleada por 5 x 1 no último encontro com os adversários.

Joia sul-coreana, Lee Kang-in é especulado há tempos, principalmente, por clubes ingleses. Clubes como Newcastle e Burnley sondaram o jogador. Na Holanda, um dos interessados é o Feyenoord. Paulo Bento tem resistência a apostar no jovem jogador, mas teve coragem.

O meia-atacante causou tumulto, por exemplo, contra Gana. Bagunçou o jogo quando o time perdia por 2 x 0. Entrou em campo incendiando o duelo. Criou o lance do gol asiático. Ganhou moral e virou titular contra Portugal na última rodada da fase de grupos.

 

Siga no Twitter: @marcospaulolima

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf