Chiri Bruno Peres festeja o gol que manteve o São Paulo na liderança do Brasileirão. Foto: Rubens Chiri/São Paulo Bruno Peres comemora o gol que manteve o São Paulo na liderança do Brasileirão

Acabou a rodada! É hora da resenha: 10 pitacos sobre o que rolou neste fim de semana no futebol

Publicado em Esporte

Herói

Decisivo na vitória do São Paulo contra o Ceará, Bruno Peres não marcava desde 12 de março de 2017, nos 3 x 0 da Roma sobre o Palermo no Campeonato Italiano. Quarto gol dele na história do Brasileirão. Vasco (2013), Figueirense (2012) e Ponte Preta (2012) também foram vítimas, quando ele defendia o Santos. Por falar nisso, o tricolor paulista venceu 13 partidas neste Brasileirão — cinco por 1 x 0. De um em um…

 

Quando a fase é boa…

A situação dos últimos técnicos estrangeiros do São Paulo é a seguinte: o uruguaio Diego Aguirre lidera o Campeonato Brasileiro com quatro pontos de vantagem. O argentino Edgardo Bauza é o primeiro colocado no Argentino à frente do Rosario Central. O colombiano Juan Carlos Osorio está se dando ao luxo de escolher qual seleção assumirá rumo à Copa de 2022.

 

Pelo menos dois culpados

Vitinho e Barbieri são os vilões do empate do Flamengo por 2 x 2 com o America-MG. Vitinho por inventar moda, não jogar simples, ser displicente. Barbieri por mexer mal no time. O agosto rubro-negro tem tudo para terminar com um desgosto profundo. A quatro pontos do líder São Paulo e, até que se prove o contrário, eliminado da Libertadores. Ah, tuitei durante o jogo. De 2008 para cá, Rafael Moura fez 11 gols no Flamengo!

 

Gols de Rafael Moura contra o Flamengo
  • 2008 (1) Atlético-PR 5 x 3 Flamengo (Brasileirão)
  • 2009 (1) Flamengo 2 x 1 Atlético-PR (Brasileirão)
  • 2011 (1) Fluminense 1 x 1 Flamengo (Carioca)
  • 2013 (1) Flamengo 2 x 1 Internacional (Brasileirão)
  • 2014 (1) Internacional 4 x 0 Flamengo (Brasileirão)
  • 2016 (1) Figueirense 1 x 0 Flamengo (Brasileirão)
  • 2016 (3) Figueirense 4 x 2 Flamengo (Copa Sul-Americana)
  • 2017 (1) Atlético-MG 2 x 0 Flamengo (Brasileirão)
  • 2018 (1) América-MG 2  x 2 Flamengo (Brasileirão)

 

Sem defesa

Há quem bata palmas para defesas intransponíveis. Prefiro o equilíbrio. Deu a lógica no duelo entre dois times que dão ênfase ao sistema defensivo. O Internacional completou seis jogos sem ser vazado sob o comando de Odair Hellmann, o Palmeiras chegou a nove com Felipão, e o pobre torcedor que pagou ingresso foi para o estádio sabendo qual seria o resultado: 0 x 0.

 

Doente do pé

Continuo chamando a atenção para a quantidade de gols de cabeça a cada rodada. Nesta, oito dos 21 gols foram usando esse tipo de jogada, ou seja, mais de um terço das bolas na rede. Todos os quatro gols do empate por 2 x 2 entre América-MG e Flamengo foram de cabeça. E nós que reclamávamos tanto do futebol inglês, hein, que era chutão pra frente e chuveirinho.

 

Papéis trocados

Ah, o futebol carioca… Até pouco tempo, a missão de Zé Ricardo era manter o Vasco na Série A. Demitido, assumiu o Botafogo, time que o derrotou na final do Campeonato Carioca. Até pouco tempo, a missão de Alberto Valentim era manter o Botafogo na Série A. Se mandou para a Arábia e volta para assumir o Vasco, time que foi derrotado por ele na final do Carioca.

 

Nove fora

Que pena a contusão do centroavante Pedro na derrota do Fluminense para o Cruzeiro. O futebol brasileiro sofre horrores para encontrar um camisa 9. Quando encontra e tem tudo para testá-lo nos amistosos da Seleção, a promessa se machuca. Ruim para Tite, pior ainda para o tricolor das Laranjeiras. O artilheiro da Série A fez 10 dos 21 gols do time no Brasileirão.

 

Confusão de sentimentos

O futebol nordestino vive altos e baixos. Sport e Ceará estão na zona de rebaixamento da Série A. Fortaleza e CSA consolidados no G-4 da Série B, com o Sampaio Corrêa atolado no Z-4. Na C, houve uma frustração coletiva neste fim de semana. Santa Cruz, Náutico e Botafogo-PB foram eliminados nas quartas de final e terão de começar tudo de novo na terceirona em 2019.

 

Você leu aqui no blog…

Antes do início da temporada, escrevi aqui no blog um texto com o seguinte título: entenda por que o novo sistema tático do PSG pode tirar Neymar da zona de conforto. Pois bem. O craque comeu a bola neste fim de semana atuando como meia no sistema tático 3-5-2/3-4-3 (campinho abaixo) do técnico alemão Thomas Tuschel, atrás de  Cavani e Mbappé. Além de jogar para o time, Neymar fez o gol dele.

PSG com Neymar centralizado

 

Das minas aos “minos”

Parabéns às meninas do Minas pelo tricampeonato no futebol feminino do Distrito Federal depois da goleada por 3 x 0 sobre o Cresspom na matinê dominical do Abadião. Um resultado indiscutível. Na Série B do Candangão dos marmanjos, Taguatinga, Capital, Planaltina e Legião surgem como favoritos às semifinais. Campeão candango em 2002, o CFZ apanhou de 10 x 3 do Ceilandense!

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF