50943641131_483eb2bc0f_c Colorado está a uma vitória do título que não conquista desde 1979. Foto: Ricardo Duarte/Inter vitória do título que não conquista desde 1979. Foto: Ricardo Duarte/Inter

Acabou a rodada! 10 pitacos em 280 caracteres sobre o que rolou no futebol no fim de semana

Publicado em Esporte

Três por um

Independentemente de quem seja o campeão brasileiro, ficará marcado demais na história. O Inter porque não conquista a taça desde 1979, na era Falcão. O Flamengo não é bi em edições seguidas desde a era Zico. Levou a taça em 1982/83. O São Paulo não ganha nada há oito anos.

 

Já seriam campeões

Em 2009, o Flamengo foi campeão com 67 pontos contra 65 do vice Internacional. Onze edições depois, dois candidatos ao título de 2020 têm pontuações de campeão. Colorado lidera com 69 e o Rubro-Negro é o segundo com 68. A era dos pontos corridos terá “final”.

 

A dor da separação

A um ponto do Inter, o Flamengo não joga como na era Jesus, mas pode ser bi nas últimas duas rodadas. Jesus não faz o Benfica jogar como o Fla 2019, empatou com Moreirense, é quarto, 13 pontos atrás do líder Sporting e fora da zona de acesso à Champions League.

 

A volta do que não foi

Ah, o futebol! Thiago Galhardo estava vendido ao Al-Hilal. Foi até a Arábia Saudita para se apresentar ao clube. A transação não deu certo. Voltou ao Inter 35 dias depois. Havia perdido artilharia do Brasileirão. Aí, decide contra o ex-time Vasco e o Colorado pode ser tetra domingo.

 

Cadê o help desk?

Pior do que o erro grave contra o Vasco no lance do primeiro gol do Inter e a informação de que o VAR estava descalibrado é a falta de assistência técnica no local. Não havia ninguém especializado de plantão para resolver o perrengue tecnológico? Isso vai render se o Vasco cair.

 

De 7 pontos à frente a 7 atrás

O São Paulo liderava o Brasileirão com sete pontos de vantagem. Agora, é obrigado a vencer Palmeiras, Botafogo e Flamengo; torcer por empate entre Flamengo e Inter; e por vitória do Corinthians contra o Inter na última rodada. É a receita de como perder um título que estava ganho.

 

Fim do ciclo?

Por mais que Renato Gaúcho resista às críticas e ressalte que o Grêmio é finalista da Copa do Brasil, é inadmissível sofrer duas viradas relâmpagos, na Arena, para Flamengo e São Paulo. Posso estar enganado, mas há clima de fim de ciclo na relação do Portaluppi com o tricolor.

 

Além do esperado

Mário Bittencourt assumiu o Fluminense em junho de 2020, e o tricolor está classificado, no mínimo, para Pré-Libertadores. Vitória por 3 x 1 sobre o Ceará teve a marca de Xerém. O time começou com seis crias da casa. Três fizeram gol: John Kennedy, Martinelli e Samuel. Sensacional!

 

Novo normal

Cinco das sete principais ligas da Europa são lideradas por clubes que não são os atuais campeões: Inter (Itália), Atlético de Madrid (Espanha), Lille (França), Manchester City (Inglaterra) e Sporting (Portugal). Bayern (Alemanha) e Ajax (Holanda) continuam mandando em seus quintais.

 

Copa Verde ou Amarela?

Boa vitória do Brasiliense por 2 x 0 na ida da semi da Copa Verde contra o Vila Nova. Abriu caminho para o futebol do DF disputar a final do torneio pela terceira vez. Brasília foi campeão (2014) e o Gama vice (2016). O segundo jogo será quinta, no Serejão. Pode até perder por 1 x 0.

 

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf