Brasiliense Jefferson Maranhão deixou Brasiliense em vantagem na semi contra o Vila. Foto: Heber Gomes/AGIF (via CBR) Jefferson Maranhão deixou Brasiliense em vantagem na semifinal contra o Vila. Foto: Heber Gomes/AGIF (via CBR)

Depende do Brasiliense: saiba por que o DF pode ter três times na Copa do Brasil 2021

Publicado em Esporte

O Distrito Federal pode ter três representantes na Copa do Brasil pela primeira vez desde 2013, mas a possibilidade está vinculada ao sucesso do Brasiliense na Copa Verde. Semifinalista do torneio regional, o time comandado por Vilson Tadei está em vantagem contra o Vila Nova. Venceu a partida de ida por 2 x 0, em Goiânia, e pode até perder por um de diferença, nesta quinta-feira, no Serejão, para decidir o título contra Manaus-AM ou Remo-PA.

A matemática das vagas é a seguinte: o Distrito Federal tem direito a duas vagas no mata-mata nacional. Um delas é do Gama, atual campeão candango. A outra pertence ao Brasiliense, segundo colocado. Há um porém. O Brasiliense é um dos quatro candidatos a abocanhar a vaga destinada ao campeão da Copa Verde.

O vencedor do torneio terá acesso à Copa do Brasil a partir da terceira fase. O atual campeão da Copa do Brasil e os vencedores da Copa do Nordeste, da Série B do Brasileirão e os times classificados para a Libertadores também pegam esse atalho.

 

O DF não tem três times na Copa do Brasil desde 2014: Luziânia, Ceilândia e Sobradinho. Gama e Brasiliense estão assegurados na edição de 2021. Se o Jacaré for campeão da Copa Verde, entrará no torneio a partir da terceira fase e beneficiará o emergente Real Brasília, terceiro no Candangão 2020, com vaga na competição.

 

No campo das hipóteses, se o Brasiliense for campeão da Copa Verde, o DF terá uma terceira vaga para a Copa do Brasil. O beneficiado seria o Real Brasília. Terceiro colocado no Candangão do ano passado, o time ficaria com a vaga destinada ao Brasiliense e representaria a capital do país com o Gama a partir da primeira fase. Resumindo: Gama e Real na primeira fase e o Brasiliense entrando na terceira, como campeão da Copa Verde.

Foi o que aconteceu, por exemplo, com Mato Grosso na edição passada. O Cuiabá tinha vaga assegurada na Copa do Brasil 2020 como campeão estadual. Como conquistou o bicampeonato do torneio ao derrotar o Paysandu, passou a ocupar a vaga separada para o campeão da Copa Verde e beneficiou o União Rondonópolis. O terceiro colocado no Estadual entrou na primeira fase com o Luverdense, vencedor da Copa Federação Matogrossense de Futebol, e do Operário Várzea-Grande, vice campeão local.

O Distrito Federal não tem três representantes na Copa do Brasil desde a edição de 2013. Há sete anos, Ceilândia, Luziânia e Sobradinho participaram da competição. Com a queda do DF para o 21º lugar no Ranking Nacional das Federações elaborado pela CBF, a capital do país passou a ter apenas dois times de 2014 a 2020. Se o Brasiliense não conquistar a Copa Verde, serão novamente dois representantes. Resta ao interessado Real Brasília torcer.

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf