montagem Mourinho tem mata-mata na Champions. Luxemburgo, o primeiro jogo em casa na Libertadores Mourinho tem mata-mata na Champions. Luxemburgo, o primeiro jogo em casa na Libertadores

A terça-feira de Mourinho e Luxemburgo: eles tentam voltar a ser o que eram no início do século

Publicado em Esporte

Vanderlei Luxemburgo e José Mourinho iniciaram o século como referências em seus países. O técnico brasileiro foi avassalador na largada da era dos pontos corridos. Conquistou as duas primeiras edições no novo formato à frente de Cruzeiro (2003) e Santos (2004) e foi contratado pelo Real Madrid. Em Portugal, o lusitano empilhava dois títulos da Primeira Liga pelo Porto (2003 e 2004), uma Taça de Portugal (2003) e surpreendia o mundo da bola ao brindar o clube com o troféu da Champions League (2004) na decisão contra o Monaco.

Os dois treinadores começam 2020 tentando se reafirmar. Especialmente nesta terça-feira. O Palmeiras de Vanderlei Luxemburgo vence, mas não convence. Enfrentará o Guaraní no Allianz Parque. O time paraguaio foi carrasco do Corinthians na etapa eliminatória do torneio continental. O treinador tem um peso nas costas: jamais conquistou a Libertadores. Um dos melhores profissionais do país ainda tenta igualar os feitos dos compatriotas Lula, Zezé Moreira, Paulo César Carpegiani, Valdir Espinosa, Telê Santana, Luiz Felipe Scolari, Paulo Autuori, Antônio Lopes, Abel Braga, Celso Roth, Muricy Ramalho, Tite, Cuca e Renato Gaúcho.

O Palmeiras tem 10 jogos oficiais na temporada e ainda não venceu adversários da Série A do Campeonato Brasileiro. Empatou com Santos e São Paulo pelo mesmo placar (0 x 0) e perdeu para o Red Bull Bragantino por 2 x 1. Todos os duelos válidos pelo Paulistão. Na última participação na Libertadores, Luxemburgo não foi além das oitavas de final. Caiu nesta fase contra o Independiente Santa Fé da Colômbia. Em 2009, levou o Palmeiras às quartas de final, mas deu adeus ao torneio contra o Nacional do Uruguai. Na melhor campanha pessoal no torneio, Luxemburgo, então no Santos, foi eliminado em 2007 pelo Grêmio nas semifinais.

O Tottenham de José Mourinho está em desvantagem contra o Red Bull Leipzig nas oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa. Na Alemanha, o técnico português tentará evitar a terceira eliminação consecutiva nas oitavas de final. Em 2015, o Paris Saint-Germain desbancou o Chelsea. Em 2018, o Sevilla despachou o Manchester United.

Vencedor da Champions League pelo Porto (2004) e pela Internazionale (2010), José Mourinho acumula cinco partidas sem vencer e necessita triunfar por dois gols de diferença. Se der o troco da derrota por 1 x 0, a decisão da vaga às quartas de final irá para prorrogação e pênaltis se necessário. Não será nada fácil. Kane e Son estão lesionados. E do outro lado estará Julian Nagelsmann. Aos 32 anos, o alemão pode se tornar o treinador mais jovem a se classificar para as quartas de final do principal torneio continental de clubes do mundo.

A luta de Vanderlei Luxemburgo e José Mourinho é bem maior do que a missão de levar Palmeiras e Tottenham adiante, respectivamente, na Libertadores e na Champions League. Jogam contra o próprio ego. Lutam para voltar a ser o que foram.

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF

Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima

Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/20