Luxemburgo O Palmeiras, de Vanderlei Luxemburgo, ainda não perdeu neste Brasileirão. Foto: Cesar Grecco/Palmeiras Obsessão: o técnico do Palmeiras jamais conquistou a Libertadores.

Luxemburgo não vencia nas duas rodadas iniciais da fase de grupos da Libertadores desde 2007

Publicado em Esporte

Vanderlei Luxemburgo não completava duas rodadas da fase de grupos da Libertadores com 100% de aproveitamento desde 2007. Curiosidade: naquela edição, levou o limitado Santos de Fábio Costa; Alessandro, Adaílton, Domingo e Kléber; Rodrigo Souto, Cléber Santana Pedrinho e Zé Roberto; Renatinho e Marcos Aurélio às semifinais. O Peixe foi eliminado pelo Grêmio de Mano Menezes, que perdeu o título para o Boca Juniors de Riquelme.

O professor fechou aquela fase de grupos com 100% de aproveitamento no grupo fácil contra Deportivo Pasto, Defensor e Gimnasia La Plata. Tem tudo para repetir o feito nesta edição em outra chave mamão com açúcar. Curiosidades à parte, o Palmeiras ainda não convence. Insistiu em Dudu por dentro com Willian, Luiz Adriano e Rony à frente no primeiro tempo e não funcionou contra um Guaraní retrancado, programado para explorar os contra-ataques que o time alviverde não cedia. A vitória foi construída no segundo tempo quando Dudu voltou ao pedacinho esquerdo.

Luiz Adriano foi letal. Fez na Libertadores o que a torcida cobrava dele no Paulistão: três gols. Repetiu o feito do ano passado contra o Fluminense pelo Brasileirão. Até pouco para quem um dia marcou cinco vezes em uma partida da Uefa Champions League. O Palmeiras encaminhou a classificação para as oitavas de final e tem tudo para fechar a fase de grupos com 100% de aproveitamento, ou seja, com a melhor campanha desta etapa.

 

Luxemburgo nas duas primeiras rodadas

2020 (Fase de grupos)

  • Tigre 0 x 2 Palmeiras
  • Palmeiras 3 x 1 Guaraní

2013 (Fase de grupos)

  • Grêmio 1 x 2 Huachipato
  • Fluminense 0 x 3 Grêmio

2012 (Pré-Libertadores)

  • Real Potosí 1 x 2 Flamengo
  • Flamengo 2 x 0 Real Potosí

2009 (Fase de grupos)

  • LDU 3 x 2 Palmeiras
  • Palmeiras 1 x 3 Colo-Colo

2007 (Fase de grupos)

  • Deportivo Pasto 0 x 1 Santos
  • Santos 1 x 0 Defensor

 

O Santos emplacou a segunda vitória consecutiva na Vila Belmiro com espírito de treino. O clube cumpriu punição, jogou com portões fechados e teve uma exibição desinteressada pela partida. Jogou para o gasto e venceu por 1 x 0 graças ao baita zagueiro Lucas Veríssimo. Sonho de consumo do novo técnico do Atlético-MG Jorge Sampaoli, o beque mandou recado para a diretoria do Peixe depois da partida.

“Trabalhei com o professor (Sampaoli), trabalhei bem. Ouvi esses rumores (de interesse do Atlético-MG), e a única coisa que eu peço aqui dentro do clube é uma valorização, já tive propostas e o clube não me valorizou. É difícil. Digo isso diretamente para o Peres (presidente). Posso até citar uma situação. Teve um jogador aqui dentro de clube que em uma semana resolveu a situação dele, e a minha se estende. O presidente vem a público, fala sobre valores, mas eu não sei se ele quer que eu fique ou quer me vender. Então isso fica chato pra mim.”, desabafou depois da partida.

Comecei o post falando sobre a Libertadores de 2007 e encerrarei remetendo a ela. Há 13 anos, o Boca Juniors era campeão superando o Grêmio. O técnico daquele time era o atual, Miguel Angel Russo. Portanto, fiquem atentos ao que o mentor do título argentino de sábado está fazendo lá pelas bandas de La Bombonera. A fase é tão boa que até o ídolo Juan Román Riquelme aplaudiu a saída do herói Carlitos Tévez de campo.

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF

Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima

Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/20