Vexames da Seleção

Publicado em Geral

 

É um vexame atrás do outro. Depois do desastre no amistoso frente à Venezuela, quando perdeu por 2 x 0, a Seleção Brasileira foi derrotada pelo Paraguai em jogo oficial. Derrotas históricas. A partida de domingo, válida pelas Eliminatórias Sul-Americanas à Copa do Mundo de 2010, foi péssimo resultado para um time que jogou como amador. Em campo, a equipe de Dunga corre sem produção. E leva gols. É a receita do cruz-credo.
 

Vamos ver se você joga melhor que o time verde-amarelo? Marque a resposta pra lá de certa. A Seleção Brasileira perdeu porque jogou:
 
a. mal

b. mau

 
A Seleção do Paraguai ganhou porque jogou:

 
a. bem

b. bom
 

 
E daí?

 
Escolheu a letra a nos dois testes? Acertou. Na língua, o emprego do mau e do mal são um problemão. Sabe por quê? As duas palavras soam do mesmo jeitinho. Mas se escrevem de forma diferente. Pra acertar sempre, apelo para o tira-teima.
 

Mau é o contrário de bom. Na dúvida, aplique o tira-teima. Substitua o mau pelo contrário. Se der bom, dê a vez ao u. Veja:
mau desempenho (bom desempenho), mau jogador (bom jogador), lobo mau (lobo bom), mau humor (bom humor), mau caráter (bom caráter).
 


Mal também tem macete. Ele se opõe a bem. Na hora do vacilo, pare. Respire fundo e faça o troca-troca: Dunga estava mal-humorado (bem-humorado). Depois das duas derrotas, os jogadores ficaram de mal com a vida (de bem). Durante a partida, jogadores sentiram enorme mal-estar (bem-estar).
 

É isso. Com mal e mau, só se acerta com o truque. Recorrer ao contrário dá sempre certo. Não deixa você em maus lençóis.