Trato é trato (1)

Publicado em Geral

 
A vida é feita de concordâncias. Concordamos que devemos andar vestidos em público. Concordamos que não devemos cuspir no chão. Concordamos que não devemos arrotar à mesa. Concordamos que devemos usar cinto de segurança. Concordamos que lugar de criança é na escola. Concordamos que idosos e deficientes têm direito à reserva de vagas no estacionamento. Concordamos que o consumidor dita as regras.
  A língua também vive de concordâncias. Concorda que o artigo antecede o substantivo. Concorda que na norma culta não iniciamos período com pronome átono. Concorda que a vírgula não pode separar o sujeito do verbo. Concorda que o substantivo e o verbo são os mandachuvas da oração. Concorda que o verbo obedece ao sujeito. Aonde o sujeito vai, o verbo vai atrás.
  Regras de convivência
  Acordos têm regras. Conhecê-las faz parte do bem viver. Tropeça-se menos. Conserva-se a imagem. Ganham-se pontos. Em suma: fica-se bem na foto. A concordância verbal serve de exemplo. Trata-se da subordinação do verbo ao sujeito. O sujeito canta de galo no galinheiro. Autoritário, dita a flexão do verbo. Singular ou plural? Ele dirá. Primeira, segunda ou terceira pessoa? Ele definirá.
  O contrato de convivência sujeito-verbo se baseou em dois pormenores. Um: o número de núcleos (se o sujeito é simples ou composto). Dois: a colocação — se o sujeito vem antes ou depois do verbo. Após idas e vindas, os negociadores chegaram à regra geral. Ei-la: O verbo concorda com o sujeito em pessoa e número.
  Há exceções? Talvez não. Há concessões. Em alguns casos, o verbo tem escolhas. Pode ficar com o sujeito. Pode, também, ficar com alguns termos privilegiados. Entre eles, o complemento do sujeito partitivo. Afinal, ninguém é de ferro. E, porque ninguém é de ferro, inventamos o jeitinho.
  Sujeito simples
  Anteposto ou posposto, o sujeito simples não quer saber de confusão. Com ele o verbo só tem uma saída — concordar com o senhor do galinheiro. Assim: Bicicletas passavam pela rua. Passavam bicicletas pela rua.
  Há concessões? Há. É da nossa natureza ceder aqui e ali. Nalgumas construções, o sujeito permite (preste atenção — permite) que o verbo também (repare no também) concorde com outro termo. Quando?
  Partitivo
  Grande parte dos alunos saiu? Saíram? Metade das frutas apodreceu? Apodreceram? A maioria dos políticos é populista? São populistas? Grande número de manifestantes saiu? Saíram? Ops! Trata-se do partitivo. Singular ou plural merecem nota 10.
  Entendeu? O sujeito é representado por expressão que traduz a parte de um todo (a maioria, metade, grande parte) seguida de complemento. O verbo pode obedecer à regra geral. Ou concordar com o complemento. Olho vivo! No universo das relações de poder, todo cuidado é pouco. Veja:
  1. Preste atenção ao complemento. Se for singular, o verbo fica no singular: A maioria da população votou. Boa parte do corpo docente aderiu à greve. Metade da colheita se perdeu.
  2. Às vezes, o sujeito não tem complemento. Aí, a concordância será com ele ou com ele: O elenco de Viver melhor estava reunido. Terminado o debate, Taís Araújo e José Mayer saíram. A maioria não os seguiu. Manteve o animado bate-papo.