Redação 14

Publicado em Redação nota 10

 
 
Fácil de ler e escrever
 
Os professores não se cansam de repetir:
 
–­ Use frases curtas.
 
A razão é simples. A frase curta tem duas vantagens. Uma: diminui o número de erros. A gente tropeça menos nas conjunções, nas vírgulas e na concordância. A outra: torna o texto mais claro. Clareza é, disparado, a maior qualidade do estilo. Montaigne, há 400 anos, ensinou: “O estilo deve ter três qualidades ­ clareza, clareza, clareza.
 
Você se dá conta do papel da frase curta no texto? Teste seu conhecimento. Leia os dois períodos. Depois, assinale o mais claro, mais fácil e mais gostoso de ler:
 
 
a. A prosa vigorosa é concisa, sendo que a frase não deve ter palavras desnecessárias, nem o parágrafo frases desnecessárias, pela mesma razão que o desenho não deve ter linhas desnecessárias, nem a máquina partes desnecessárias, não querendo isso dizer que o autor faça breves todas as frases, nem que evite todos os detalhes, nem que trate seus temas na superfície, querendo dizer apenas que cada palavra conta.
 
b. A prosa vigorosa é concisa. A frase não deve ter palavras desnecessárias, nem o parágrafo frases desnecessárias, pela mesma razão que o desenho não deve ter linhas desnecessárias nem a máquina partes desnecessárias. Isso não quer dizer que o autor faça breves todas as frases, nem que evite todos os detalhes, nem que trate seus temas na superfície: apenas que cada palavra conta. (William Strunk Jr.)
 
 
Marcou a letra b? Pra lá de certo. Você percebeu que a frase curta facilita a vida de quem lê e de quem escreve. Seu texto, com certeza, é leve. Siga em frente.
 
Preferiu a a? Bobeou. Dê uma lidinha nos comentários abaixo. Você vai mudar de idéia. 

 
 
O segredo da frase curta 

 
Como chegar lá? Vinicius de Moraes deu a dica. “Uma frase longa”, disse ele, “não é nada mais que duas curtas”. O Manual de estilo da Editora Abril  foi atrás: “Na dúvida, use ponto”. O jeito, então, é desmembrar as compridonas. Damos-lhe duas receitas: 

 
1. Mande o gerúndio pras cucuias. Substitua-o por ponto:  

Alunos recém-aprovados no vestibular chegarão à universidade no segundo semestre podendo, se forem estudiosos, concluir o curso em quatro anos, fazendo em seguida um curso de pós-graduação.
 

Xô, gerúndio! Sem você, o período ganha charme:
 
Alunos recém-formados no vestibular chegarão à universidade no segundo semestre do ano. Se forem estudiosos, poderão concluir o curso em quatro anos e, em seguida, fazer um curso de pós-graduação.  

 
2. Transforme a oração coordenada em novo período:
 
Pensei em construir um cemitério, pois o que temos dentro em pouco será insuficiente, mas os trabalhos a que me aventurei, necessários aos vivos, não me permitiram a execução de uma obra, embora útil, prorrogável. 

Com o ponto, dá pra respirar fundo. Ah, que conforto!
 
Pensei em construir um cemitério, pois o que temos dentro em pouco será insuficiente. Mas os trabalhos a que me aventurei, necessários aos vivos, não me permitiram a execução de uma obra, embora útil, prorrogável.
 
Atenção, moçada! Não pense que só frases curtas têm vez. A gente dá preferência a elas. Mas não cassa as longas. O equilíbrio é a melhor receita. É como ficar na coluna do meio. 

 
 
Teste
 
Eis uma frase grandoooooooooooooooooooooooooooona. Seu desafio: desmembre-a em frases curtas:
 
O leitor só consegue dominar determinado número de palavras antes que seus olhos peçam uma pausa, sendo que, se a frase for muito longa, ele se sentirá perdido, não podendo compreender-lhe o completo significado.
 
 
Escreva a sua versão. A resposta? Aguarde nos próximos posts.