Manhas da concordância

Publicado em Geral



A lição é velha como escrever farmácia com ph. Mas vale a pena revê-la. Trata-se das manhas da concordância do predicativo com o sujeito. A regra diz que o predicativo, quando constituído de adjetivo ou pronome, concorda com o sujeito em gênero e número: Pedro é generoso. Maria é generosa. Pedro e Maria são generosos.
  

 Mas há exceções. Há casos em que o acordo não ocorre. Vale o exemplo do é proibido. Às vezes, o proibido se flexiona. Outras vezes, não. Sabe por quê? Para responder, faça o teste. Leia as frases com atenção. A que estiver pra lá de certinha, brinde-a com V, de verdadeiro. A que não estiver com nada, assinale-a com F, de falso. Depois, marque a sequência nota mil:


    ( ) É proibido entrada.
    ( ) É proibido a entrada.
    ( ) É proibida entrada.
    ( ) É proibida a entrada.

   

    a. F, V, F, V
    b. V, F, F, V
    c. V, V, V, V
    d. F, F, F, F

   

E daí?

    Marcou a letra b? Pra lá de certo. Você conhece os caprichos do é proibido. O parzinho não vai lhe roubar pontos nem na prova nem no vestibular. Você está pronto para pôr o pé na faculdade.


    Escolheu outra letra? Vacilou. Deixe a preguiça pra lá, respire fundo e gaste alguns minutos no estudo do assunto. Vale a pena. Com o é proibido no papo, você assegura preciosos pontinhos na corrida por uma vaga no curso superior. Ufa! Não é pouco.

É proibido entrada


    É proibido entrada.

   Certo? Certo. Repare: o predicativo entrada aparece solitário. Não usufrui da companhia do artigo (a entrada) nem de pronome (esta  entrada, qualquer entrada). Sozinho, o substantivo perde a força do gênero. Fica neutro. Como sujeito, não obriga o predicativo (proibido) a concordar com ele: É proibido entrada. É proibido entrada de estranhos. É proibido entrada de pessoas não autorizadas.

É proibida a entrada


    É proibida a entrada.

   Confere? Confere. O predicativo (proibida) entrou na vala comum. Concorda em gênero e número com o sujeito. Por quê? Porque o sujeito arranjou companhia. A presença do artigo ou do pronome tornam a flexão obrigatória: É proibida a entrada. Esta entrada é proibida para pessoas estranhas ao serviço. Neste prédio, é proibida qualquer entrada de entregadores não autorizados.


Teste


    É esta a opção pra lá de certa:


    a. É proibido entrada de estranhos à instituição.
    b. É proibida entrada de estranhos à instituição.

  

    A resposta? É a a, não?