Interpretação de textos

Publicado em Geral

O que há de comum na prova de português, matemática, física, química, biologia ou história? A leitura. Você precisa ler a questão antes de respondê-la. Se o examinador fosse sabido, dispensaria as questões de interpretação de texto. Aquele mundo de perguntas tem um único objetivo: descobrir se o candidato sabe ler.

***

Ler é entender recado. Você, em qualquer prova, tem apenas uma tarefa: ­ captar a mensagem. Não há nenhuma novidade aí. Você faz isso todos os dias. Se o telefone toca e você não está em casa, a empregada anota o recado. Seu amigo que mora em outra cidade volta e meia escreve uma carta ou manda um cartão. São recados. A notícia do jornal é recado. O capítulo do livro de história também. A piadinha da revista segue a regra.

***

Na prova não é diferente. A formulação da questão é um recado. O primeiro passo é entendê-lo. A receita não tem novidade. São três os ingredientes: atenção, método e malícia. Nada de bobeira.

***

Siga estas dicas:

1. Relaxe. Esqueça que está diante de uma prova.

2. Leia o texto sem preocupação. Capte o assunto. Responda à pergunta: do que ele trata? A resposta é bem genérica: reforma política, crise do euro, desemprego, drogas. É como um passeio no shopping. Você dá uma olhadinha nas vitrinas, vê o que está exposto. Sem compromisso. A primeira leitura é mais ou menos isso — ver o que o texto oferece.

3. Explore o vocabulário. Releia o texto devagar. Entenda as palavras e as frases. Se algum vocábulo for estranho, fique frio. Compreenda o todo. O contexto ajudará você a chegar lá.

4. Faça a leitura compreensiva. Agora é pra valer. Arme-se de atenção plena. Volte ao texto. Qual o recado do autor? Ele defende um ponto de vista? Que argumentos utiliza? Mentalmente diga, do seu jeito, o que o autor diz. Imagine que você esteja batendo papo com seu amigo. Conte-lhe o recado que você captou.

5. Responda à questão.

***

As questões variam. Podem cobrar vocabulário ou compreensão. Uma e outra têm um ponto comum — a resposta está no texto. Como chegar a ela? Só há um caminho: ler, ler, ler. Ler até entender.

***

As perguntas de vocabulário cobram o significado das palavras. Quer ver?

A noite vinha carregada de nuvens, precedida do vento frio do crepúsculo.

Jorge Amado diz que:

a. a noite chegou antes do vento b. a noite e o vento chegaram ao mesmo tempo c. a noite chegou depois do vento d. o vento trazia as nuvens

***

Para responder à questão, você precisa saber o significado da palavra “precedida”. Ela pertence à família do verbo preceder, que quer dizer anteceder, chegar antes. O que o texto diz? Que o vento precedeu a noite. Opção c.

***

Outras questões vão além do vocabulário. Testam a compreensão da leitura ­ — a relação de uma palavra com outra ou de uma frase com outra. Veja:

E, como o recém-nascido começasse a chorar, o terceiro visitante fez vibrarem as cordas do violão (Ledo Ivo).

Por que o terceiro visitante tocou violão?

a. o recém-nascido chorou b. o pai do menino não tocava violão c. ficou com pena do menino d. a mãe do menino pediu

***

Marcou a opção a? Acertou. Para chegar a ela, você precisou entender a primeira oração. O “como”, ali, indica causa.

***

Reparou? As duas questões não são nenhum bicho de sete cabeças. Nas provas

ocorre o mesmo. Você só precisa ler, ler, ler. Até entender.Vá em frente.