Diquinhas úteis

Publicado em Geral

Seqüestro relâmpago
Você já ouviu falar em seqüestro relâmpago? Todo mundo ouviu, claro. Bandidos abordam motoristas distraídos. Obrigam-nos a entrar no carro. Passam nos caixas eletrônicos pra sacar dinheiro. No fim, abandonam os coitados bem longe de casa.
A violência dos seqüestros aumenta dia a dia. Por isso é importante se prevenir. Primeira providência: aprender o plural da duplinha. O plural de seqüestro relâmpago é seqüestros relâmpagos. As duas palavras ganham s. Sabe por quê? Porque a ação tem dois atos. O seqüestro e o saque. É dose dupla.
Das 8h às as 10h
Dona Maria é costureira na Ceilândia. A casa dela vive cheia de clientes. Eles chegam de manhã, de tarde, ou de noite. Algumas vão fazer roupas novas. Outras vão reformas blusas, saias, calças, vestidos. Há as que vão bater papo. Passam horas na conversa fiada.
Dona Maria teve uma idéia. Mandou fazer uma placa com o horário de trabalho. Eis o texto: Expediente das 8h às 18h. Mas, na hora de escrever, pintou a dúvida. O às tem crase? Tem. Sempre que aparece o das, o às pede acento: das 2h às 4h; da página 20 à 27; da SQS 210 à 212. Viu? O da é inseparável do à. O par anda sempre junto.
(Escrever na tela: Expediente das 8h às 18h
das 2h às 4h
da página 20 à 27
da SQS 210 à 212)
De segunda a sexta
Ana Paula é médica. Nas férias, os clientes viajam. Ela aproveita para descansar. Só trabalha de terça a quinta. De sexta a segunda fica de papo pro ar. Este ano não deu outra. Chegou julho e os brasilienses deram no pé.
Ela, então, preparou um aviso sobre a mudança nos dias de atendimento. A frase é esta: Em julho, expediente de terça a quinta. Na hora de escrever o texto, a moça vacilou: O a leva crase?
Não. De…a forma um casalzinho. Sempre que o de aparecer, o companheiro é a: de segunda a sexta, de quarta a domingo, de julho a dezembro. Viu? Sempre sem crase.
(Escrever na tela: de terça a quinta-feira
de segunda a sexta
de quarta a domingo
de julho a dezembro)
O pessoal fizeram
João Marcelo estava numa festinha. A conversa corria solta. Alguns falavam de futebol. Outros de música. Outros, ainda, de namoros. Em dado momento, alguém avisou:
Atenção, gente. O pessoal fizeram uma aposta.
João Marcelo estranhou. O ouvido doeu. O pessoal fizeram? Não mesmo. A palavra pessoal é como a palavra turma. Engloba muita gente. Mas é singular:
O pessoal fez uma aposta.
A turma fez uma aposta.
Viu? No singular, o pessoal pode apostar. A vitória é certa.
(Escrever na tela: O pessoal fez uma aposta.
A turma fez uma aposta.)
Metrossexual
Vamos falar de sexo? Melhor: de preferências sexuais. No mundo alguns preferem pessoas do mesmo sexo. São homossexuais. Outros gostam de pessoas de sexo diferente. São heterossexuais. Há também os que jogam nos dois times. São bissexuais.
Agora surgiu uma categoria nova — os metrossexuais. Sabe o que é isso? A palavra tem duas partes. Uma é metro. Vem de metrópole, cidade grande. A outra é heterossexual. Metrossexual é, então, o homem moderno, que se cuida. Usa cremes, faz as unhas, freqüenta cabeleireiros, adora massagistas. Só veste roupa boa e moderna. Em suma: o metrossexual é vaidoso e chique. Você é metrossexual?
(Escrever na tela: Metrossexual = metropolitano + heterossexual)
Retrossexual
Você sabia? As palavras são como as pessoas. Gostam de variar. Nós mudamos de roupa, de sapato, de penteado. Elas mudam o nome. Machão, por exemplo. Machão é o homem que pisa duro, fala grosso, manda e desmanda na mulher e nos filhos. É o galo do galinheiro.
Pois machão ganhou novo nome. É retrossexual. Retrossexual tem duas partes. Uma é retro. Quer dizer do passado, de tempos idos e vividos. Outro, heterossexual. Com ele, vaidade não tem vez. Nem loção após barba ele usa.
Você acha que o retrossexual saiu de moda? Não se iluda. Há um pertinho de você. É só olhar.
(Escrever na tela: retrossexual = retrógrado + heterossexual)
Abreviatura de horas
Você sabe como se abreviam horas? Com a chegada dos relógios digitais, criou-se a maior confusão. Alguns usam dois pontinhos. Outros preferem escrever h. E daí?
Guarde isto. Na abreviatura de horas, o português tem alergia aos dois pontos. Com ele, só as letras têm vez. Hora é h, minuto é min. Você diz: são 2h, são 2h10, são 2h10min15.
Viu? A abreviatura de horas é sem-sem: sem espaço e sem plural. As letras vêm coladinhas nos números. Sempre no singular.
(Escrever na tela: hora = h. minuto = min. 2h, 2h10, 2h10min15.
Hantavirose
Você diz hantavirose? Ou hantavirose? A gente ouve dos dois jeitos. Locutores de rádio e tevê não se decidem. Ora falam em hantavirose. Ora, em hantavirose. Nós ficamos confusos como cego em tiroteio. E daí?, perguntamos nós? Qual a pronúncia certinha da silva?
A doença, pra nós, é muito nova. Apareceu em Brasília no ano passado. Ninguém sabia como pronunciar a novidade. Alguns optaram pela forma inglesa. Dizem hantavirose. Outros escolheram a portuguesa. Falam em hantavirose.
E daí? Hantavirose ou hantavirose? Você escolhe. Eu prefiro a brasileirinha. Digo hantavirose. E você?
(Escrever na tela: hantavirose)