Diquinhas úteis

Publicado em Geral

Mensagem

Manhas da língua

Todo mundo tem esta dúvida. Como se abreviam horas? Com a chegada dos relógios digitais, criou-se a maior confusão. Alguns usam dois pontinhos. Outros escrevem h. E daí? Qual a forma nota 10? São 2h10. São 2:10. São 2hs10.

E daí?

Escolheu a letra a? Viva! Acertou. Na abreviatura de horas, o português tem alergia aos dois pontos, ao espaço e ao plural. Com ele, só as letras têm vez. Hora é h, minuto é min. Você diz: são 2h, são 2h10, são 2h10min15.

Viu? A abreviatura de horas é sem-sem: sem espaço e sem plural. As letras vêm coladinhas nos números. Sempre no singular. Moleza, não?   Cavalo branco   Brasília é a capital dos concursos. Aqui, os melhores empregos estão no serviço público. Como chegar lá? Vale o critério da excelência. Ganha a vaga quem demonstra melhor qualificação. Às vezes, as provas exigem malícia. Outro dia, a seleção para a polícia perguntou:

— Qual a cor do cavalo branco de Napoleão?

A moçada não pensou duas vezes:

— Branco.

Errou. A questão pedia a cor. A cor do cavalo branco de Napoleão é… branca. Viu? Era pegadinha. Abra os olhos.  

Show de enganação   O verbo da moda? É mentir. As CPIs são show de enganação. Todos dão lição a Pinóquio. Mentem sem corar. O nariz deles, ó… está dessssssssssste tamanho. Por isso ganharam um apelido comum. É cara de pau. Os mentirosos são tantos que precisamos aprender o plural de cara de pau. Você sabe qual é? caras de paus cara de paus caras de pau

Acertou?

Cara de pau joga no time de pé de moleque, lua de mel e copo-de-leite. São dois nomes ligados pela preposição de. Só o primeiro ganha s: caras de pau, luas de mel, copos-de-leite.   Modismo

O João Marcelo anda encucado. Sabe por quê? Ele adora cinema, teatro, livros. Por isso, lê o caderno de cultura dos jornais. Lá, procura a crítica dos filmes. Às vezes, eles ganham uma estrela, duas, três, quatro. Depende do gosto do crítico. Mas alguns não têm comentário. Aparece só “a conferir”.

É aí que João Marcelo fica confuso. Ora, a gente confere o troco, confere a nota, confere o saldo bancário. Conferir espetáculo? Pois é. Conferir é modismo. Daqui a pouco passa. No duro, a gente assiste ao show, assiste ao filme, assiste à novela. Melhor, não?