Diquinhas infantis 28

Publicado em Diquinhas, Geral

Os três mosqueteiros

O rei da França tinha três mosqueteiros de estimação. Um se chamava Aramis. Outro, Porthos. O último, Athos. Muito valentes, eles andavam sempre juntos.

Um dia, apareceu D´Artagan. Era um jovem corajoso que morava no sul da país. Montado num cavalo velho e cansado, ele foi a Paris para entregar uma carta do pai a um amigo do rei.

Ao chegar, ops! Foi um desastre. Esbarrou num mosqueteiro, pisou o pé de outro e tratou mal o terceiro. Contrariados, os três desafiaram o intruso para um duelo. D´Artagan topou. Mas, quando o embate começou, soldados o interromperam.

Estavam a serviço do cardeal Richelieu, que queria proibir duelos no reino. Os três reagiram. Ergueram a espada. D´Artagan se uniu a eles. Oba! Venceram o combate. Desde então, diante do inimigo, cruzavam as espadas e gritavam: “Um por todos e todos por um”. Juntos, se tornaram invencíveis.   O livro

Os três mosqueteiros é um romance histórico escrito pelo francês Alexandre Dumas. Publicado em 1844, é o 1º volume de uma trilogia que conta histórias dos reinados dos reis Luís XIII e Luís XIV. Você já leu o livro? É pra lá de divertido e emocionante.

Mosquete

Mosquete é arma de fogo antiga. Parece uma espingarda, mas muito, muito mais pesada. Tão pesada que, para ser usada, tinha de ser apoiada em uma forquilha.

Qual a resposta nota 10?

Mosqueteiro se chamava mosqueteiro porque: manejava mosquetematava moscasfrequentava mesquitas   Pai e filho

As palavras têm famílias. De umas se derivam outras. As primitivas são como os pais. As derivadas, os filhos.

Mosqueteiro é filho de mosquete. Guerrilheiro é filho de guerrilha. Artilheiro é filho de artilharia.   Agora você:

Caseiro é filho de ………….. Letreiro é filho de ………….. Sanfoneiro é filho de ………..   Resposta mosquete casa, letra, sanfona