Diquinhas infantis 16

Publicado em Diquinhas, Geral

A 3ª viagem de Simbad, o marujo

Simbad não tem sossego. Louco por aventuras, percorre o mar cheio de ilhas. Na primeira viagem, em vez de terra firme, desembarca em cima de uma baleia. Na segunda, desce numa ilha deserta e perde o navio. Agarra-se na pata de um pássaro grandão e voa pelos ares. Volta pra casa, mas não desiste. Sobe em outro barco. O que acontece?

Os ventos empurram a embarcação pra uma ilha esquisita. Quem mora lá? Homens peludos como macacos. Eles sequestram o barco e o levam pra outra ilha. Ali vive um gigante enorme. Tem olhos vermelhos como brasas, boca grande como a de jacaré, orelhas imensas como as de elefante, garras pontudas como as de feras.

Que medão! O monstro ameaça devorar os marinheiros. Começa pelo gordo capitão. Assa-o na fogueira. Simbad não perde tempo. Organiza os companheiros para escapar. Eles constroem uma jangada e, enquanto o gigante dorme, furam os olhos dele com os espetos do churrasco. Cego e furioso, o grandão acorda e corre atrás. Mas a jangada vai longe. Pra onde? Pra outra ilha. Ali, uma serpente de 20 metros come os amigos de Simbad um a um. Ele vê um navio. Embarca nele. E escapa. Ufa!   Moradores estranhos

As ilhas são povoadas por criaturas estranhas. São tão esquisitas que precisamos de comparações pra fazer ideia de como são. Assim:

Olhos vermelhos como brasas. Boca grande como a de jacaré. Orelhas imensas como as de elefante.   Agora você

No texto há mais duas comparações. Uma está no 2º parágrafo. A outra, no terceiro. Escreva-as nas linhas:

1. ………………………………………………………………….. 2…………………………………………………………………….

Mais uma

O texto tem duas palavras no aumentativo. Uma é grandão. E a outra? ……………………………………………………………….

Resposta: Homens peludos como macacos. Garras pontudas como as de feras. grandão, medão