Dinheiro, pra que te quero?

Publicado em Geral
Ufa! Finalmente a Petrobras entregou o balanço. Duas palavras chamaram a atenção. Uma: atraso. A estatal deveria ter divulgado o documento cinco meses atrás. Não o fez. A segunda: prejuízo. Nada menos de R$ 22 bilhões escorreram pelo ralo. É dinheiro pra dar, vender, emprestar e… sobrar.

Enquanto a Operação Lava-Jato vai atrás das perdas e dos responsáveis, valem as dicas de grafia dos vocábulos que despertaram a curiosidade de leitores interessados em entender os porquês de letras e acentos. A história tem lógica.

Pai e mãe

As palavras têm pai e mãe. Se a original se grafa com determinada letra, ela vira sobrenome dos descendentes. Vale o exemplo de casa. O s do radical aparece nos derivados (casinha, casona, casarão, casebre, casar, casamento). Vale, também, o exemplo de gorjeio. O j se repete filharada afora: gorjear, gorjeante & cia.

Atraso pertence a time pra lá de familiar. A origem é a preposição trás. O s da mãezona se repete na filharada: atrás, detrás, atrasar (pôr para trás), atraso, atrasado, retrasar, traseiro, traseira.

Xô, parceria

Casamento é bom? Muita gente gosta. Junta os trapinhos e compartilha alegrias, tristezas, sucessos, fracassos. Mas, como repetia Nelson Rodrigues, a unanimidade é burra. Há os que rejeitam a união desde sempre. E há os que se arrependem no caminho. O jeito? Um vai pra lá; o outro, pra cá.

É o caso de prejuízo. A duplinha ui forma ditongo. Inseparáveis, as duas letras se pronunciam numa só emissão de voz. Rui, fui, fluido, cuidar, distribui, conclui servem de exemplo. Pra separá-las, só há uma saída. Convocar o acento. O agudo faz a mágica. Quebra o ditongo. Transforma-o em hiato: flu-í-do, dis-tri-bu-í, con-clu-í, pre-ju-í-zo.