Cochilos da revisão

Publicado em Geral

Flatônio José da Silva

No título “A delação no centro da campanha”, saiu o seguinte:

1. “A oposição vai exigir que a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobras convoque novamente o ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, para detalhar outros nomes dos beneficiários do esquema de corrupção na Petrobras”.

Corrigindo: …convoque novamente o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa para detalhar outros nomes dos beneficiários do esquema de corrupção da Petrobras.

Explicação – Erro de pontuação: as vírgulas destacadas estão sobrando porque Paulo Roberto Costa não é o único ex-diretor da Petrobras. Trata-se, pois, de um aposto restritivo, que rejeita vírgulas.

2. “Coordenador jurídico da campanha presidencial do PSDB, o deputado Carlos Sampaio (SP) lembra que, apesar do tempo exíguo até o processo eleitoral – são exatos 28 dias até 5 de outubro é fundamental deixar a população bem informada sobre o tema”.

Corrigindo: …lembra que, apesar do tempo exíguo até o processo eleitoral – são exatos 28 dias até 5 de outubro -, é fundamental deixar a população bem informada sobre o tema.

Explicação – Erro de pontuação: falta vírgula após o segundo travessão. Eis a regra: Coloca-se depois do segundo travessão a vírgula que seria colocada depois da palavra anterior ao primeiro travessão (no caso, “eleitoral”). Se eliminarmos o trecho entre travessões, a frase fica assim: …o deputado Carlos Sampaio lembra que, apesar do tempo exíguo até o processo eleitoral, é fundamental deixar a população bem informada sobre o tema. Note que as duas vírgulas servem para isolar a oração adverbial intercalada.