Chefe é chefe

Publicado em Geral

    É um pega pra capar. De um lado, o chefe. De outro, o assessor. O pomo da discórdia: houveram. O mandachuva adora o trissílabo. O funcionário sente arrepios só de pensar na criatura. O resultado não poderia ser outro. Sobram bate-bocas raivosos na repartição.
  E daí? O servidor pediu socorro ao blog. “O que fazer?”, pergunta ele. Resposta: chefe é chefe. Se ele exige o houveram, o jeito é curvar-se. Afinal, a assinatura é dele. A responsabilidade também. Se ele for maleável, a história muda de enredo.
  Mil e uma acepções
  Trata-se do verbo haver. O danado tem várias acepções. Uma delas: ocorrer e existir. No caso é impessoal. Sem sujeito, só se conjuga na 3ª pessoa do singular: Nas comemorações de 21 de abril, houve (ocorreram) muitas manifestações populares. Não sei se houve (ocorreram) protestos na chegada do presidente. Neste prédio, há (existem) dois apartamentos por andar. Quando cheguei, havia (existiam) mais de 100 pessoas na praça.
  Lembrete
  Não generalize. Haver é impessoal. Ocorrer e existir não têm nada com isso. Pessoais, concordam com o sujeito como os demais verbos. Compare: Existem cinco dicionários na biblioteca. (Há cinco dicionários na biblioteca.) Quantos prédios existiam na quadra? (Quantos prédios havia na quadra?) Só existiam dois prédios. (Só havia dois prédios.)
  Há mais. A impessoalidade contagia. Ataca os auxiliares sem piedade: Há cinco dicionários na biblioteca. Deve haver cinco dicionários na biblioteca. Pode haver cinco dicionários na biblioteca. Tem de haver cinco dicionários na biblioteca.
  A hora e a vez
  O pobre houveram nunca tem vez? No sentido de ocorrer ou existir, nunca. Mas o haver é versátil que só. Tem outras acepções. Aí, cessa tudo que a musa antiga canta. O verbo torna-se pessoal. Submete-se ao sujeito sem tossir nem mugir: Eles houveram por bem devolver o imóvel. (Isto é, entenderam, julgaram.) Os réus houveram do juiz a comutação da pena. (Quer dizer: obtiveram, conseguiram, alcançaram). Na luta desigual, os soldados se houveram com grande bravura. (Quer dizer: portaram-se, comportaram-se.)
  Sofisticado, não? Pouca gente usa o houveram com esse significado tão chique. Pra acertar sempre, troque seis por meia dúzia. Deixe o houveram pra lá. Como diz o outro, não existem seres insubstituíveis. Ele não faz falta.