Cadê a luz?

Publicado em Geral

Ops! Com o apagão, ficamos às escuras. Certo? Certo. A falta de luz está diante dos olhos. Sobre o tema, só há uma dúvida. Por que às escuras exige acento grave? A resposta é pra lá de conhecida. O grampinho indica a fusão de dois aa. No caso, trata-se de locução adverbial formada de palavra feminina.

Sem precipitação, moçada. Entenda, primeiro, o que significa locução. Sempre que se fala na trissílaba, entende-se que se trata de mais de uma palavra. Hoje, ontem, amanhã são advérbios de tempo. Formam-nos apenas um vocábulo. Às duas horas, às segundas-feiras também indicam tempo. Mas são formadas por mais de uma palavra. São locuções adverbiais de tempo.

Entendido? Então vamos ao passo seguinte. As locuções adverbiais formadas de palavras femininas exigem crase. Por quê? Porque ali estão dois azinhos — a preposição + o artigo . É o caso de às claras, às escuras, às apalpadelas, às duas horas, às quartas-feiras.

Na dúvida, recorra ao tira-teima. Substitua a palavra feminina por uma masculina. Não precisa ser sinônima, mas tem de ter o mesmo número (singular ou plural). Se no troca-troca der ao (aos), sinal de crase. Caso contrário, deixe o acento grave quieto: Estuda às segundas-feiras. (Estuda aos sábados.) Agiu às escuras. (Agiu aos trancos e barrancos.) O avião partiu à 1h. (O avião partiu ao meio-dia.)

É isso. Como disse Ferreira Gullar, a crase não foi feita pra humilhar ninguém. Nós completamos: foi feita pra indicar o casamento de dois aa.É a aliança no anular esquerdo.