As grandonas

Publicado em Geral


 
Senhoras e senhores, abram alas, que as grandonas pedem passagem. Elas são as maiúsculas. O nome das moças veio do latim. Na língua dos Césares, majusculus quer dizer um tanto maior. Maioral, maioria, maioridade, major, majoritário, majorar pertencem à mesma família. Todos têm um denominador comum. São aparentados com maior. Por isso, têm complexo de Deus.
Aparecem mais que melancia no pescoço.
 
Se deixar, as danadonas ocupam um senhor espaço. Manda o bom senso pôr-lhes o pé no freio. Para dar-lhes um chega-pra-lá, dois princípios se impõem. Um deles: só as use nos casos obrigatórios. O outro: não as empregue para valorizar ou destacar idéias.
 
Maiúsculas devem ser as idéias, não as letras. Quando dar-lhes vez? O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp) dita as regras. O Aurélio, no comecinho do dicionário, transcreve as principais normas do Volp. Na dúvida, recorra ao paizão. A seguir, uma ajudinha.

DÃO VEZ ÀS ABUSADAS

1 . os nomes próprios: João, Maria, Pará , Colônia, Brasil, Renascimento, Idade Média, Avenida Atlântida, SQS 310, Esplanada dos Ministérios, Presidência da República, Poder Judiciário, Secretaria- Geral da Mesa.

Olho vivo, moçada: às vezes, substantivos próprios entram na composição de palavras comuns. O resultado é um só . Tornam-se vira-latas: joão-de-barro, castanha-do-pará , água-de colônia, pau-brasil, banho-maria.
 
No interior dos compostos, substantivos e adjetivos mantêm a grandona: Dirigiu-se à Secretaria-Geral da Mesa. Acabei de ler o livro Capitão-de-Mar-e-Guerra. Encaminhou-me à Pró-Reitoria da UFMG .

 
2 . os nomes de disciplinas: Marcos , estudante de administração, levou pau em Português e Matemática. Mas safou-se em Inglês e Física.
(Atenção, gente fina. Idioma não tem majestade. Escreve-se com a inicial
pequenina: No Brasil, fala-se português . O português , o francês , o espanhol são línguas latinas.)
 
3 . os nomes de impostos e taxas: Imposto de Renda, Imposto Predial Urbano, Taxa do Lixo.

4 . os atos de autoridades públicas quando especif icado o número ou o nome: Lei 2 .346 , de 24.5.92 ; Medida Provisória 242 ; Decreto 945 ; L ei Afonso Arinos ; Lei Antitrute.
 
Nada de abusos, rapaziada. O ato perde a majestade em dois casos. Um: depois da primeira referência. O outro:na ausência do número: A medida provisória trata das mensalidades escolares . O presidente acaba de homologar a lei.

5 . os pontos cardeais: Norte, Sul, Leste, Oeste.
 
Cuidado! Se as palavras norte, sul, leste, oeste definem direção ou limite geográfico, cessa tudo que a musa antiga canta. As moçoilas põem o rabinho entre as pernas e entram na vala comum: O leste dos Estados Unidos tem grande influência latina. O carro avançava na direção sul. Cruzou o país de norte a sul, de leste a oeste.

6 . as palavras Estado ( país) , União e Federação (associação de estados) : A sociedade precisa controlar o Estado. A Constituição enumera as  competências da União. É importante preservar a Federação.
 
Não bobeiem, gatos e gatas! As palavras que designam divisões geográficas ou legais são pequeninas, pequeninas: Moro no estado do Maranhão. Visitei o continente asiático. Trabalho no município de Palmas . Lula sabe que o país precisa crescer. Brasília é a capital do Brasil.

 
7 . as datas comemorativas e os nomes de festas religiosas: Primeiro de Maio, Sete de Setembro, Proclamação da República, Dia das Mães , Dia da Árvore, Natal, Guerra dos Farrapos.

Alerta! Festa pagã não tem privilégios. Nem pensa em pedigree: No próximo
carnaval, vou desfilar em escola de samba.

É isso. Sete é número cabalístico. A semana tem sete dias. São sete os pecados capitais. Sete são também as maravilhas do mundo. Quer mais espaço pras grandonas? Deixe a preguiça pra lá. Dê uma espiadinha
no Aurélio.