A primavera e a mitologia grega

Publicado em Geral

Oba! Hoje, a primavera pediu passagem. Nalguns estados, chegou coberta de flores. Noutros, trouxe neve. Há também os que nem sentiram a mudança. É o caso de Brasília. A capital dos brasileiros queima. Há 125 dias não cai uma gota de água do céu. A umidade relativa do ar rivaliza com a do deserto do Saara. Beira 10%. Há quem diga que está bem abaixo. Valha-nos, Deus!

Mas a nova estação obedece ao calendário. Cá está. Vale, pois, conhecê-la um pouquinho mais. Comecemos pela etimologia. Primavera vem do latim. Na língua dos romanos, dizia-se primo vera. Em bom português: primeiro verão. Por quê? A história tem a ver com a mitologia grega.

Deméter, a deusa da agricultura

Perséfone encantava a todos por sua alegria e beleza. Era filha de Zeus, o deus dos deuses, e de Deméter, a deusa da agricultura. Um dia, ela veio à Terra dar uma voltinha. Hades, o senhor dos mortos, a viu. Apaixonou-se na hora. Então, sem mais nem menos, o chão se abriu e engoliu a garota. Antes de desaparecer, ela soltou um grito desesperado. A mãe ouviu.

Deméter procurou a filha durante nove dias e nove noites. Não a encontrou. Inconformada, consultou Hélio, o sol, que tudo vê. Ele sentiu muita pena da mãe. Falou-lhe do rapto. Ela se indignou. Disse que não voltaria ao Olimpo sem a filha. A deusa da agricultura deixou de cumprir os deveres. Não alimentava a Terra. Faltou comida. Os homens passaram fome.

Hermes, mensageiro de Zeus, prometeu trazer Perséfone de volta.Com uma condição: que ela não tivesse provado o alimento dos mortos. A moça voltou. Mas ficou pouco tempo. Havia comido sementes de romã. Hades a levou de volta. Zeus, então, arranjou uma saída. Todos os anos, Perséfone fica com a mãe durante nove meses. A Terra festeja com a primavera, o verão e o outono. Nos outros três, a jovem fica com o marido. Nesse período, o planeta se cobre de gelo. Os grãos não crescem. É o inverno.

Moral da história

Viu? Em tempos idos e vividos, só havia duas estações — o inverno e o verão. O frio durava três meses. O calor, nove. Ora, há calor e calor. Em 270 dias, a temperatura varia: sobe, sobe mais, desce. A natureza também se mexe. As flores se vão, abrem caminho para as frutas que explodem no fim no período. E daí? A primavera é o primeiro verão; o verão, o alto verão; o outono, o baixo verão.