O Amanhã É Hoje

Publicado em políticas públicas

Ana Castro & Cosette Castro

Brasília – Mais de 6 mil pessoas de diferentes locais do país participaram no domingo, 02 de julho, da abertura da 17a. Conferência Nacional de Saúde.

Foi neste domingo que o amanhã chegou e se tornou hoje. Um novo dia para a saúde pública brasileira com intensa participação social. (vídeo de abertura aqui)

A 17a Conferência ocorre no ano que se celebra os 35 anos da Constituição de 1988. Naquele ano a Saúde foi reconhecida como Direito Humano fundamental. Além disso, foi criado o Sistema Único de Saúde (SUS), considerado hoje o maior sistema de saúde pública gratuita do mundo.

Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Será um Novo Dia”, o Conselho Nacional de Saúde (CNS), com o apoio do Ministério da Saúde (MS) conseguiu mobilizar 2 milhões de pessoas de Norte a Sul do país. Elas organizaram e participaram de Conferências municipais, estaduais/distrital e Conferências Livres Nacionais com temas relacionados à saúde.

Entre as pessoas eleitas delegadas há 4.086 representantes das Conferências preparatórias. Elas e eles vão debater e escolher as políticas que vão nortear a área da saúde nos próximos quatro anos a partir das 249 diretrizes e 1.214 propostas enviadas pelas Conferências realizadas preliminarmente. (Leia o relatório preliminar aqui)

Até o dia 05 de julho, os representantes eleitos de cada Estado e do Distrito Federal estarão trabalhando em quatro eixos:

Eixo 1 – O Brasil que Temos, o Brasil que Queremos

Eixo 2 – O Papel do Controle Social e dos Movimentos Sociais para Salvar Vidas

Eixo 3 – Garantir os Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia

Eixo 4 – Amanhã Será Outro Dia para Todos, Todas e Todes

As propostas e diretrizes aprovadas vão servir de subsídio para o Plano Nacional de Saúde e para o Plano Plurianual de 2024-2027.

Participação Social

No Distrito Federal, o Coletivo Filhas da Mãe, em parceria com o Fórum Distrital da Sociedade Civil em Defesa da Pessoa Idosa, coordenou a Pré-Conferência sobre Saúde Mental e Envelhecimento.

No final de fevereiro, 320 participantes votaram em propostas e diretrizes sobre envelhecimento saudável,  direitos das cuidadoras familiares e políticas de cuidado integral, sobre diagnóstico precoce de demências e prevenção de saúde, entre outras questões. As propostas e moções foram encaminhadas ao Conselho de Saúde/DF.

Além de participar nas Conferências Regionais e da etapa Distrital, o Coletivo Filhas da Mãe esteve presente e levou propostas para as seguintes Conferências Livres Nacionais: 1. Sobre Demências, 2. Sobre Saúde da Mulher e 3. Sobre Envelhecimento.

Foi um longo trabalho de formiguinha nestes primeiros seis meses de 2023.

Nesta edição, contamos com a contribuição de Eliana Bohland, profissional da saúde no Distrito Federal. Ela fez buscas no Relatório Consolidado do CSN (leia o informe das buscas aqui) sobre os seguintes temas:

1.Envelhecimento/pessoa idosa

2. Política de cuidados/cuidadoras familiares

3. Demências

4. Instituições de Longa Permanência para Pessoas Idosas ( ILPIs)

5. idadismo/preconceito contra pessoas idosas

Foram encontradas 79 propostas e diretrizes sobre esses temas. Elas foram condensadas a partir de 125 propostas e diretrizes enviadas pelas 27 Conferências estaduais e do Distrito Federal e pelas 99 Conferências Livres Nacionais.

Em um país que costuma negar o próprio en envelhecimento, este é mais um passo para se olhar no espelho.

Desejamos aos participantes da 17a Conferência Nacional de Saúde bom trabalho!

PS: Nesta primeira quinta-feira de julho, dia 06, teremos Roda de Conversa Online, das 19 às 20h30 coordenada pela fonoaudióloga Manoela Dias. Se você quer participar deste momento de troca de informações sobre cuidados, envie uma mensagem em nossas redes sociais digitais e receba o link.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*