No Setembro Roxo, Sábado É Dia de Sarau Virtual

Publicado em Alzheimer

Ana Castro &  Cosette Castro

Brasília  –  Esta foi uma semana intensa. Na terça-feira, 21/09, ocorreu o dia mundial de conscientização sobre Alzheimer e no  Brasil proliferaram lives e debates online com diferentes abordagens sobre o tema.

Entre outras atividades,  foi lançado vídeo da Federação Brasileira das Associações de Alzheimer (FEBRAZ), houve  lançamento de e-book organizado por Ana  Heloisa Arnaut e parceiros e  sorteio de livros já editados, como os de Míriam Morata.

Houve também o pronunciamento da médica e deputada distrital Arlete Sampaio, presidente da Comissão de Saúde da Câmara Legislativa – DF.

O pronunciamento incluiu pedido sobre a queda dos vetos à Lei 6926/2021, que trata de Alzheimer e outras demências e o anúncio da pesquisa sobre idosos com demências e cuidadores no Distrito Federal pela Codeplan. A  pesquisa foi proposta pelo Coletivo Filhas da Mãe em parceria com o Fórum dos Direitos da Pessoa Idosa/DF, tendo recebido apoio da Deputada.

O autor da Lei 6926/2021, deputado distrital  José Gomes, também se manifestou no Instagram sobre o dia mundial e sobre a lei distrital.

Nós,  do Coletivo Filhas da Mãe,  nesta semana específica, além dos Projetos Histórias da Memória e Fototerapia 2021,  Relatos da Memória publicados no Blog nas segundas e sextas-feiras de setembro, organizamos duas atividades.

A primeira foi a campanha visual  Alzheimer, Quebre o Silêncio,  alertando para a necessidade de falar sobre o Alzheimer, com arte elaborada pela apoiadora Fernanda Sá. E o anúncio do V Sarau Virtual de Música, Poesia, Informação e Afeto, criado pelo participante do Coletivo,  Vitor Borisow.

O V Sarau Virtual vai acontecer neste sábado, 25 de setembro, a partir das 16h30, no canal do You Tube  Filhas da Mãe, em parceria com a Associação Brasileira de Alzheimer – regional DF.

 

No Projeto Fototerapia 2021 – Relatos da Memória  desta sexta-feira nossa convidada é a cuidadora familiar Toshiko  Araki,  que mora em Brasília e conta sobre a relação da sua mãe, Yaeko Watanabe Maeda, de 83 anos, com as fotos.

Foto cedida por Toshiko Araki

Toshiko Araki – ” Minha mãe adora fotografia. Seguindo orientação da geriatra,  usamos as fotos para ativar as  lembranças e boas memórias da minha mãe. Escolhi fotos que  remetiam a momentos de muita alegria  e passei a deixá-las no quarto dela, na parede e  em porta-retratos. Assim, nos momentos de agitação ela passou a ser seduzida por essas imagens.

Minha mãe adora a sua foto de formatura. Todo dia ela acorda e anda pela casa com esse porta-retrato, sorrindo, feliz. Vamos fazer um poster para que ela possa ver a foto em tamanho grande todos os dias”.

#Setembroroxo #Alzheimerquebreosilêncio #Alzheimerfalardiminuiador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*