300123kk_44-27347919 Carlos Vieira/CB/D.A.Press

Técnico indicado pelo presidente da Câmara Legislativa vai assumir Codhab

Publicado em CB.Poder, Eixo Capital

Por Ana Maria Campos – O ex-deputado Cláudio Abrantes (PSD), hoje presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab), deixou o cargo dois meses e meio depois de assumir. Na Codhab, assume o atual gerente de comercialização da Terracap, Marcelo Fagundes Gomide. Trata-se de uma indicação do presidente da Câmara Legislativa, Wellington Luiz (MDB), para o órgão que ele presidiu antes de voltar ao mandato parlamentar. Fagundes teve a indicação aprovada ontem pelo Conselho de Administração da empresa. Cláudio Abrantes estava cotado para a Secretaria de Cidades. Mas não topou. Ele ficou chateado com a saída da Codhab porque sempre foi leal a Ibaneis e estava desenvolvendo um bom trabalho. A indicação foi acertada na transição. Apesar da mudança, Abrantes disse a deputados que continua fiel ao governador e entende que a mudança ocorreu pelo momento político.

Disputa política

Há duas semanas, a governadora em exercício, Celina Leão (PP), disse a Wellington Luiz que a mudança na Codhab ocorreria. Ela comunicou a Cláudio Abrantes que a troca estava definida. A saída do ex-distrital também atende a um interesse do deputado Pepa (PP), do partido de Celina, que disputa base eleitoral em Planaltina com Abrantes.

Recorde comercial

Foi uma escolha do governador Ibaneis Rocha em um arranjo político, mas Marcelo Fagundes mostrou resultados na passagem pela Terracap. Trabalhando na diretoria de Comercialização da empresa, comandada por Júlio César Reis, Fagundes ajudou na obtenção do maior resultado de vendas da história da Terracap em 2021: R$ 1,8 bilhão. Os negócios foram impulsionados por vendas no Noroeste e no Guará, ao lado do Parkhopping. Na Codhab, o trabalho é feito muito em sintonia com a Terracap. A companhia organiza as filas de projetos habitacionais de interesse social em áreas de propriedade da Terracap.

Fraga volta ao comando da bancada da bala

O deputado Alberto Fraga (PL-DF) reassumiu o comando da bancada da bala. Ele venceu a queda de braço dentro do grupo que defende a pauta armamentista e está sintonizada com o bolsonarismo. Policial rodoviário federal, o deputado Nicoletti (União Brasil-RR) tentou criar uma nova frente da segurança pública para conquistar a liderança, mas o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), indeferiu o pedido, sob o argumento de que, como as frentes são homônimas, vale a que tem maior número de membros. Fraga, então, teve apoio para ser presidente da frente parlamentar da segurança pública.

Decreto das armas

O primeiro compromisso de Fraga ontem na liderança da bancada da bala foi uma reunião, ao lado de 25 deputados, com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, para tratar do decreto das armas.

Na presidência

A deputada distrital Dra. Jane (Agir) presidiu a sessão da Câmara Legislativa pela primeira vez ontem. Foi uma deferência da Casa para a votação de projetos de interesse das mulheres.

Modernização

A decisão de transferir para os advogados dativos os processos que eram tratados nas unidades da Fundação de Assistência Judiciária (FAJ) da entidade foi justificada pelo presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva Júnior. A medida foi criticada pela advogada Thaís Riedel, que concorreu à presidência na última eleição. “Nos últimos anos de digitalização e modernização da Casa da Advocacia, a FAJ também mereceu olhar especial e está sendo reestruturada para atender o público hipossuficiente. Hoje já são mais de mil processos com potencial para termos advogados dativos nomeados. Não há, portanto, qualquer sentido em conservar o modelo antigo da FAJ (equipamento que tem custo de R$ 1 milhão por ano) em cenário que compete com a realidade da Advocacia Dativa”, afirma Délio. E acrescenta: “Devemos ter reverência pela nossa história, mas isso não pode nos impedir de pavimentar o futuro. A OAB se manterá atenta às tendências e focada na melhor gestão dos recursos e equipamentos da advocacia”.

Convite aceito

O presidente do TRE-DF, Roberval Belinati, fez ontem uma visita ao governador Ibaneis Rocha (MDB), no gabinete do Palácio do Buriti, e aproveitou a oportunidade para convidá-lo para participar da abertura do 81º Colégio de Presidentes da Justiça Eleitoral (Coptrel), que acontecerá em 18 e 19 de maio, na sede do TRE-DF. Ibaneis aceitou o convite e disse que colocará a estrutura do GDF à disposição para oferecer aos participantes um city tour guiado a cargo da Secretaria de Turismo. O Coptrel reunirá os 27 presidentes dos TREs do Brasil. A abertura oficial do Encontro contará com a presença do ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, e de outras autoridades.

Ex-secretário de Segurança será ouvido na CPI da CLDF

O ex-secretário de Segurança Pública Júlio Danilo de Souza será ouvido amanhã pela CPI dos Atos Antidemocráticos na Câmara Legislativa. Ele deverá falar sobre o que ocorreu em 12 de dezembro quando manifestantes quase invadiram o prédio da Polícia Federal no centro de Brasília. Também sobre sua gestão poderá falar sobre a segurança na posse do presidente Lula que deu certo. Além de opinar sobre o que falhou em 8 de janeiro.

Parceria

A maioria dos servidores do gabinete da senadora Damares Alves (Republicanos-DF) foi escolhida em consenso com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. A nova presidente do PL Mulher ensaia, assim, um mandato no Congresso, coisa que, segundo quem a conhece bem, é um sonho.

Só Papos

“No Governo Lula, o combate à corrupção não é prioridade nem mesmo na Controladoria-Geral da União.”

Senador Sergio Moro (União-PR)

“Quem foi trabalhar ganhando rios de dinheiro no escritório que lucrou com a quebradeira das empresas nacionais que ele mesmo promoveu? Combate à corrupção? É cada uma, sinceramente…”

Ricardo Cappelli, secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública