Deputado Delmasso
Deputado Delmasso Arthur Menescal/Esp. CB/D.A Press Deputado Delmasso

“Proteger a população do DF de novos casos”, diz Delmasso sobre pedido para fechar o aeroporto para voos internacionais

Publicado em Eixo Capital

Rodrigo Delmasso (Republicanos), vice-presidente da Câmara Legislativa

“Um exemplo é a Sara Nossa Terra onde o Bispo Rodovalho determinou que todos os templos no Brasil tomassem as medidas de proteção”

Acha que já é o momento para fechar o aeroporto de Brasília para voos internacionais?

Continuo cobrando o fechamento do aeroporto para voos internacionais e um monitoramento severo de todos os voos provenientes das capitais que são portas de entrada do Brasil, como uma medida de responsabilidade, para evitar que novos casos entrem no DF. Atualmente 100% dos casos que temos vieram de fora. Solicitei à Inframerica com um único objetivo, proteger a população do Distrito Federal de novos casos.

Já há casos de parlamentar com teste positivo para coronavírus. Acha que o Congresso deveria ser fechado?

Acredito que esta medida seria extrema, pois, pelo que tenho acompanhado, as Mesas Diretoras da Câmara e do Senado estão monitorando e tomando decisões acertadas.

Nem temporariamente?

Acredito que as Mesas Diretoras das casas legislativas têm condições de avaliar isso. Mas hoje, como todos estão de quarentena, acredito que não seria necessário.

A Câmara Legislativa adotará medidas para conter a disseminação do coronavírus?

Já adotamos. Dois atos da Mesa Diretora disciplinam as medidas. Reduzimos o horário de trabalho, suspendemos todas as audiências públicas, sessões solenes e eventos que gerem aglomeração de pessoas. O plenário está restrito somente aos deputados e a um assessor por parlamentar. As pessoas do grupo de risco foram orientadas e fazerem teletrabalho. Aqueles que tiveram contato com “contaminados” licenciamos ou afastamos temporariamente do serviço. Para a população, as medidas que o governador tem adotado são essenciais e acertadas e a Câmara Legislativa está de prontidão para votar as medidas necessárias.

O governo pede pressa na votação de projetos para proteger o setor produtivo nessa crise e manter a máquina funcionando. O que é prioridade, na sua visão?

O governador Ibaneis Rocha acerta em cheio em priorizar a assistência à saúde e fortalecer a economia neste momento. A economia não pode parar, pois, caso isso aconteça, haverá um caos social.

Acha que as igrejas devem continuar funcionando?

Sim, mas com todo o cuidado e dando opções para que os membros que apresentem sintomas possam assistir aos cultos em casa. Um exemplo é a Sara Nossa Terra, onde o Bispo Rodovalho determinou que todos os templos no Brasil tomassem as medidas de proteção, como afastamento de um metro entre as cadeiras, instalação de álcool em gel nas entradas e dentro dos templos, avisos nos cultos para que não haja contato físico entre as pessoas e informações sobre assepsia pessoal. Lembrando que a missão da igreja é assistência pastoral aos necessitados. Essa é a sua essência.