ibaneis_1200 Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press.

Ibaneis vai visitar fábrica de produção da vacina russa, Sputnik V

Publicado em Eixo Capital, Notícias
Coluna Eixo Capital / Por Ana Maria Campos

O governador Ibaneis Rocha (MDB) e o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, têm visita agendada para a manhã desta segunda-feira nas fábricas da União Química, no Polo JK, na região administrativa de Santa Maria. Eles vão conhecer a produção do IFA (ingrediente farmacêutico ativo) da Sputnik V, que já vem sendo realizada em Brasília para lotes-piloto da vacina contra a covid-19. O CEO da União Química, Fernando Marques, e o diretor de Negócios Internacionais, Rogério Rosso, vão receber Ibaneis na Bthek, além do embaixador da Rússia no Brasil, Sergey Akopov.

Sem negociação

Não existe, por ora, qualquer iniciativa do governador Ibaneis Rocha (MDB) para comprar diretamente, sem passar pela campanha nacional de imunização do Ministério da Saúde. A vacina está em fase de testes e depende ainda de autorização para uso emergencial da Anvisa. Mas Ibaneis e sua comitiva vão conhecer a tecnologia empregada.

Juntos

Ibaneis, Rogério Rosso e Fernando Marques já estiveram juntos depois da campanha de 2018, quando todos foram candidatos. Ibaneis e Rosso concorreram ao Palácio do Buriti e Marques, ao Senado. A União Química doou ao GDF bioinseticidas para combater a dengue.

Crescimento na pandemia

Em meio à pandemia, o ano de 2020 fez um estrago nos negócios. Mas várias pessoas conseguiram recomeçar. A Junta Comercial, Industrial e Serviços (Jucis-DF), registrou um dado curioso: mesmo na crise, o número de empresas abertas no DF foi mais de três vezes maior do que o de estabelecimentos fechados. O balanço foi o seguinte: 62.064 novas empresas se registraram no ano passado, contra 20.063 que encerraram atividades.

Amazônia ilegal

A Tema Editorial lança nesta quarta-feira, dia 27 de janeiro, às 17 horas, o livro O passeio de Dendiara, de autoria da diplomata Ana Beltrame. Trata-se da história de uma menina criada em um garimpo ilegal, nas entranhas da Amazônia. Além da autora, a live de lançamento terá a participação da ex-ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira.

Contaminado no hospital

Quase quatro meses depois da queda que o levou a uma internação para colocação de pinos no ombro, o arquiteto Carlos Magalhães estava quase pronto para deixar o hospital quando surgiu, nesta semana, a covid-19. Os médicos acreditam que ele vai passar por cima do novo coronavírus.

Só papos

“(A vacina) Isso não elimina a necessidade de proibições de viagens. Não elimina a necessidade de fechar negócios. Não elimina a necessidade de fechamentos em geral. Não elimina a necessidade de uso de máscaras. Então… que diabos esta vacina está realmente fazendo?”

Regina Duarte, ex-secretária de Cultura do governo Bolsonaro e ex-atriz de novelas da TV Globo

“Que a vacina não seja motivo de disputa política. Queremos nosso dia a dia de volta, que  mortes sejam evitadas, que as famílias parem de sofrer, que o país volte a andar para frente. Tudo isso a vacina vai nos trazer”

Apresentador Luciano Huck,
da TV Globo, apontado como possível candidato à Presidência da República

A pergunta que não quer calar….

Na pandemia, as coisas ainda vão piorar muito antes de melhorar?

Mandou bem

A ex-presidente Dilma Rousseff recusou convite do governador de São Paulo, João Doria, para receber a vacina CoronaVac, contra a covid-19. Justificou que, por questões éticas e de justiça, prefere esperar a sua vez na fila como qualquer cidadã.

Mandou mal

Pipocam denúncias em várias unidades da federação de privilégios na imunização contra a covid-19. Gente que fura a fila para receber a vacina na frente dos casos prioritários. É a famosa carteirada que favorece os ricos e poderosos no país em detrimento da população comum.

Enquanto isso…
Na sala de Justiça

Liderada pelo procurador José Eduardo Sabo Paes, a força-tarefa do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) que trata da pandemia da covid-19, recomendou à Secretaria de Saúde que todos os beneficiários das doses de vacina assinem um formulário no qual declaram que receberam a dose do imunizante porque fazem parte do grupo prioritário. Esta é mais uma ferramenta de controle para evitar o desvirtuamento do plano de vacinação e que possibilitará a responsabilização em caso de irregularidades.