Fátima Sousa Cb poder
Fátima Sousa Cb poder Ed Alves Fátima Sousa Cb poder

“É preciso uma mudança imediata”, diz Fátima Sousa sobre governo Bolsonaro

Publicado em Eixo Capital, Entrevistas, Notícias
Coluna Eixo Capital / Por Ana Maria Campos

À queima-roupa / Fátima Sousa
Enfermeira sanitarista, foi diretora do Departamento de Ciências da Saúde da UnB e candidata ao GDF pelo PSol em 2018. Professora e especialista em saúde pública com pós-doutorado pela Universidade de Quebec, no Canadá

Acredita que a vacina pode colocar um fim na pandemia?
Não creio, pois a vacina é uma estratégia de proteção coletiva. Ainda precisaremos que a população dos 5.570 municípios seja vacinada. O uso de máscaras, distanciamento social e outros cuidados sanitários ainda seguirão, por bastante tempo, essenciais à segurança da população.

É possível ter esperança de que a vida vai voltar ao normal?
A vida tem seguido para muitos do modo que podem. Mas o normal ao qual estávamos acostumados, penso que demorará um pouco até que tenhamos segurança de que a população esteja imunizada. Mesmo assim, deveremos seguir nos cuidando individual e coletivamente. Precisamos cada vez mais de consciência sanitária.

A senhora diz que a imunização é uma estratégia coletiva. Não há vacina para todos. Como deve ser?
Devemos recuperar o tempo perdido por atos de desgovernos e acelerar a compra dos insumos necessários à produção de vacinas para toda a população. Deve-se prover o Butantan e a Fiocruz com o que for necessário à ampliação dos imunizantes. Além de reestabelecer as relações comerciais com a China e outros países para alcançarmos a meta de, no mínimo, 70% de cobertura vacinal.

Na pandemia, o que a senhora faria de diferente se tivesse sido eleita governadora do DF?
A Secretaria de Saúde do DF estaria nas mãos de gestores comprometidos com a ciência, a saúde e a vida da população. Teríamos apresentado um Plano de cuidados à prevenção da covid-19. Prepararia a Rede de Atenção à Saúde com os agentes comunitários e as equipes de Saúde da Família, orientando todas as pessoas de suas áreas de atuação. Não relaxaria nas orientações do distanciamento social. Apresentaria um projeto de renda mínima para a população mais vulnerável. Fiscalizaria as condições de seguras para o transporte público saudável. Teria um plano de informação e comunicação para dialogar de forma transparente, franca e em tempo real com a sociedade e a mídia. Estaria, junto aos governadores dos Estados, Opas/OMS, Conass, Conasems e as instituições de pesquisa, definindo estratégias nas negociações à produção de vacina em massa. Estaria ao lado dos poderes instituídos para, juntos, atravessarmos esse tempo tão atípico e difícil. A Câmara Legislativa pode ajudar muito nesse sentido.

Temos notícias de fura-filas pelo país afora e no DF. O jeitinho é uma cultura do nosso país. Como impedir que os ricos e poderosos levem vantagem?
Não devemos naturalizar situações em que o brasileiro é definido como um povo de “jeitinhos”. Algumas pessoas, de fato, agem a partir de interesses individuais e pensam que o dinheiro tudo pode comprar. A covid-19 tem sido uma pandemia de todas as classes, cores, credos e gerações, entretanto, tem dizimado as vidas de muitas mulheres e homes negros, pobres e desempregados, sobretudo, das periferias. Nossa luta deve persistir pelo acesso à vacina orientado pelos princípios da equidade e da universalidade como valores fundantes do SUS. Para impedir essa incivilidade, devemos cumprir, rigorosamente, a prioridade de vacinar profissionais na linha de frente, idosos, indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua e as privadas de liberdade, professores e trabalhadores dos serviços essenciais. Quem não cumprisse as metas prioritárias responderia administrativamente pelos seus atos.

O PSol apoia o impeachment de Bolsonaro. Uma mudança em meio à pandemia será positiva?
A permanência de um governo que negou a pandemia, minimizou as mortes, trabalhou contra a ciência, prescreveu medicamentos sem evidência científica ao uso, que gerou intrigas e discórdias entre os poderes federativos, não pode ser digno de conduzir o país. É preciso uma mudança imediata para que a saúde e as vidas sejam protegidas. Basta de mortes.