Ibaneis: “Mudança no Fundo Constitucional vai impactar nos serviços da cidade”

Publicado em CB.Poder, Eixo Capital, Entrevistas, GDF, Notícias

ANA MARIA CAMPOS

Ao participar nesta manhã (25) de evento para celebração de parceria entre Novacap, Funap e Instituto Recomeçar, o governador Ibaneis Rocha (MDB) disse que a mudança na atualização do Fundo Constitucional do Distrito Federal, aprovada pela Câmara dos Deputados no arcabouço fiscal, provocará um impacto grande no orçamento da capital do país. “A gente perde muita coisa. Isso vai impactar nos serviços da cidade”, disse Ibaneis.

 

Ibaneis conversou com a imprensa ao deixar o evento que contou com a presença do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Para o governador, o momento agora é de trabalhar para convencer os senadores a derrubar o artigo que trata do Fundo Constitucional incluído pelo relator na Câmara, o deputado Cláudio Cajado (PP-BA). “Nós temos mais uma etapa agora, no Senado, e vamos trabalhar junto aos senadores que têm essa visão de Estado maior”, ressalta Ibaneis. “Nós temos no Distrito Federal uma base que está unida e nós vamos trabalhar com os senadores dos demais estados para que a gente possa reverter isso no Senado Federal”, acrescentou o governador.

 

Ibaneis afirmou que, se a política não funcionar, a saída será um rigoroso ajuste fiscal no DF. “Se a gente não conseguir, teremos que ajustar as contas e aí, para isso, terei que trabalhar de forma muito firme para manter as contas do Distrito Federal em dia, os pagamentos em dia, as obras em andamento, dentro da maior qualidade”, antecipou.

 

Em entrevista ao Correio, a vice-governadora Celina Leão (PP) disse ontem (24) que, apesar da posição de seu partido na Câmara a favor da criação de um teto para correção do Fundo Constitucional, no Senado o PP adotará uma postura de defesa dos recursos do Distrito Federal.