Ibaneis Rocha
Ibaneis Rocha Renato Alves/Agencia Brasilia Ibaneis Rocha

Ibaneis apoiará Baleia Rossi para presidir o MDB

Publicado em CB.Poder
Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos

O candidato do governador Ibaneis Rocha (MDB) à Presidência nacional do partido é o deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP). Ibaneis até chegou a afirmar que poderia disputar o cargo, mas mudou de ideia quando ficou garantido que governadores terão um assento na Executiva da sigla e serão ouvidos em decisões importantes. Agora, o governador acredita que é preciso buscar consenso.

Força política

Ibaneis garante que fica no MDB. Diz que gostou da estrutura do partido e que a população hoje entende que a corrupção não se limitou a uma legenda, mas foi sistêmica. Pesa também, para ele, o capital político do MDB na capital, muito pela lembrança do ex-governador Joaquim Roriz. O número da legenda — 15 — ficou marcado na lembrança dos eleitores do DF.

Homenagem a Roriz

Dona Weslian Roriz mandou celebrar missa em várias cidades do DF em homenagem à memória do ex-governador Joaquim Roriz, em ocasião de um ano da morte do político. A família vai assistir à missa na Paróquia Dom Bosco, no Núcleo Bandeirante, a partir das 18h30.

Rorizão

Conhecido entre os moradores como “Rorizão”, o restaurante comunitário de Samambaia receberá oficialmente o nome do ex-governador Joaquim Roriz. A homenagem será realizada hoje e foi requerida pela deputada federal Flávia Arruda (PL/DF). O pedido foi aceito pelo governador Ibaneis Rocha que também deve participar do almoço. Samambaia foi uma das cidades criadas por Roriz e era uma de suas principais bases eleitorais.

No senado

Roriz também será homenageado no Senado Federal. Hoje, parlamentares e autoridades participam de sessão especial, às 14h, em homenagem a Roriz. A iniciativa é do senador Izalci Lucas (PSDB/DF). Para ele, Roriz foi o maior nome da política do DF depois de Juscelino Kubitschek.

Recursos para o trabalho

Mesmo sem decidir o futuro da secretaria de Trabalho (comandada hoje pelo também secretário de Educação, João Pedro Ferraz), o governador Ibaneis Rocha (MDB) encaminhou um projeto de lei para Câmara Legislativa que cria o Fundo do Trabalho do Distrito Federal. O emebedista solicitou que a proposta seja analisada em regime de urgência, pois a legislação federal exige a criação do fundo para que o DF não perca recursos da União para o setor.

Congresso vai analisar uso medicinal da Cannabis

O Senado Federal aprovou, ontem, sugestão legislativa, que contou com 20 mil assinaturas, para que o Congresso Nacional analise a utilização medicinal da Cannabis. A senadora do DF Leila Barros (PSB) foi uma das defensoras da iniciativa no Senado e comemorou muito a aprovação. “A proposta, que ainda tramitará pelas comissões da Casa, representa uma esperança para inúmeras famílias que dependem do medicamento de alto custo para garantir qualidade de vida a pessoas queridas”, destacou.

Registro de falhas

As falhas em implantes de próteses e órteses realizados em hospitais públicos e privados deverão ser registradas e notificadas à Secretaria de Saúde. A medida está prevista em projeto de lei, de autoria do deputado Eduardo Pedrosa (PTC), sancionado pelo governador Ibaneis Rocha.

Siga o dinheiro

R$ 1.961.712

É o valor da contratação pela Câmara Legislativa da empresa Visual Sistemas Eletrônicos Ltda para implantação do sistema de informatização da sessão plenária com instalação de painel eletrônico de votação, com aferimento de presença e quórum.

A pergunta que não quer calar….

Quem vai sair mais vitorioso do Tribunal do Júri com o fim do julgamento de Adriana Villela? Ela, o advogado, o Ministério Público, a Polícia Civil ou a Justiça?

Só papos

“Vocês roubaram minha infância…” disse a garota financiada pela Open Society de George Soros.

Deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-RJ)

“Eduardo Bolsonaro, viciado em mentir, compartilhou foto falsa de Greta Thunberg. Querem desmoralizar uma jovem brilhante e corajosa que nos chama à indignação contra a cobiça capitalista que gera as mudanças climáticas.”

Deputada federal Talíria Petrone (PSol-RJ)