icms_eixo Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press

Governadores marcam posição na guerra do ICMS

Publicado em Eixo Capital

Coluna Eixo Capital, por Carlos Alexandre de Souza

Vinte governadores, entre os quais Ibaneis Rocha, assinaram documento no qual marcam posição sobre a guerra do ICMS travada com o Palácio do Planalto. Eles afirmam que, apesar do aumento de 40% no preço da gasolina nos últimos 12 meses, nenhuma unidade da Federação aumentou a incidência do imposto sobre o combustível. “Essa é a maior prova de que se trata de um problema nacional, e, não somente de uma unidade federativa”, argumentam os chefes do Executivo. E arramatam: “Falar a verdade é o primeiro passo para resolver um problema”.

Na ponta do lápis
O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), detalhou a conta. “Estados: sem aumento de alíquotas do ICMS dos combustíveis há quatro anos. Petrobras: sétimo reajuste desde o início de 2021. Eu e mais 19 governadores assinamos nota deixando claro que a alta dos combustíveis é consequência direta das ações do governo federal”, atacou.

Esforço concentrado
Na semana passada, a Câmara Legislativa aprovou proposta do GDF que reduz em três pontos percentuais as alíquotas do ICMS sobre a taxação de combustíveis. A medida vale de 1º de janeiro de 2022 até 2024. Segundo o texto aprovado, os percentuais caem de 28% para 25% sobre gasolina e etanol; e de 15% para 12%, em relação ao óleo diesel. Segundo estimativas do governo local, a queda no ICMS implicará redução de aproximadamente 10% no preço final para gasolina, e 20% para o diesel.

Queda-de-braço
A ofensiva do Planalto contra os governadores vem de longa data. Ainda em 2020, o presidente desafiou os chefes de Executivo estaduais a zerarem a cobrança do ICMS. Em contrapartida, o governo abriria mão da cobrança de tributos federais. De lá até, nenhuma dessas medidas se manteve de forma contínua. Enquanto o presidente e governadores se digladiam, o debate sobre a tributação de combustíveis se dissemina no Legislativo e no Judiciário. Não há sinal de trégua nessa briga.

Sinal verde

O presidente do Superior Tribunal de Justiça, Humberto Martins, revogou decisão liminar que impedia o GDF de conter uma ocupação irregular em Santa Maria. O governo alegava que as construções eram de alvenaria, com estruturas de concreto, tijolos e portões de ferro, não podendo ser caracterizadas como moradia típica de quem está em situação vulnerável. Em razão do profundo impacto social da pandemia, o Judiciário estabeleceu condições para o controle de moradias. O ministro Martins mencionou, na decisão, a garantia de que as famílias seriam conduzidas a abrigos.

Pente-fino
O Tribunal de Contas do Distrito Federal determinou à Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF (Semob) e ao Metrô-DF que reforcem as medidas preventivas contra o contágio de covid-19. O tribunal recomenda especial atenção à higienização de ônibus e vagões e — principalmente — o respeito ao distanciamento entre os passageiros. Segundo o TCDF, análises técnicas indicam que as operadoras de ônibus atuam com frota reduzida, algumas com pouco mais de 60% dos carros na rua. Essa situação representa um risco sanitário.

Superlotação
O tribunal cobra, ainda, informações sobre o remanejamento da frota de ônibus para evitar a superlotação nos veículos. A determinação para conter o contágio por covid atende a uma representação do Ministério Público junto ao TCDF. O governo tem um prazo de 60 dias para responder aos questionamentos.

Orgulho candango
Diversas autoridades renderam homenagem à Novacap, na abertura da semana de comemoração dos 65 anos da empresa. Responsável pela construção e manutenção de Brasília desde 1956, a Novacap coleciona uma grande lista de serviços prestados à capital. A contribuição histórica e o reconhecimento ao trabalho da companhia não seriam possíveis, no entanto, sem o trabalho dos servidores. Hoje, o dia será dedicado a eles, com atividades de saúde, beleza, lazer e sorteio de brindes.

Suprema História
O Supremo Tribunal Federal prepara para outubro a abertura — virtual — do novo museu da instituição. O espaço, antes restrito a uma sala, foi ampliado para abrigar o acervo da instância máxima da Justiça. O museu reunirá documentos e objetos históricos da instituição que completou 130 anos no período republicano. Além de todas as Constituições, os brasileiros poderão ver objetos pessoais dos ministros, como a toga da ministra Ellen Gracie, a primeira mulher a integrar a Corte. Ainda não há previsão de visitas presenciais ao museu do STF.

Devo, quero negociar
O Procon-DF começou um mutirão virtual de renegociação de dívidas bancárias. O atendimento ocorrerá na plataforma www.consumidor.gov.br. Nesta primeira semana, clientes do BRB, BRBCard, BMG e Santander poderão tratar de empréstimo pessoal, consignado, cheque especial e outras modalidades de crédito. Na primeira semana de outubro, é a vez dos correntistas do Banco do Brasil. A ideia do mutirão do Procon é incentivar a educação financeira a fim de evitar o superendividamento.